O francês Macron e o argentino Milei estiveram entre os primeiros chefes de Estado e de Governo a cumprimentar Trump. Donald Trump durante seu discurso da vitoria, durante a madrugada desta quarta-feira (6) – Foto: redes sociais.
Lula (PT) finalmente se manifestou sobre vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais norte-americanas, a exemplo do que já tinham feito inúmeros chefes de estado e de governo e de outros líderes já cumprimentaram o vitorioso, incluindo o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro (PL), que também demorou a cumprimentar Joe Biden pela vitória, há quatro ano. Para Bolsonaro, o candidato republicano, a quem chamou de “guerreiro”, obteve “uma vitória épica”.
“Hoje, testemunhamos o ressurgimento de um verdadeiro guerreiro. Contra tudo e contra todos, Donald Trump voltará à presidência dos EUA (…). Parabéns, meu amigo, por esta vitória épica.”
Além de Emmanuel Macron, presidente da França, um dos primeiros a cumprimentar Trump, também se manifestaram outros líderes:
Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer
“Parabéns, presidente eleito Trump, por sua vitória histórica nas eleições. Estou ansioso para trabalhar com Trump nos próximos anos. A relação Reino Unido-EUA continuará a prosperar”, escreveu Starmer em uma publicação no X.
Presidente da Argentina, Javier Milei
O presidente argentino, Javier Milei, parabenizou Trump no que ele chamou de uma vitória eleitoral “formidável”.
“Você sabe que pode contar com a Argentina para realizar sua tarefa. Sucesso e bênçãos”, disse Milei em publicação no X.
Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky
“Agradeço o compromisso do presidente Trump com a abordagem de ‘paz através da força’ nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode, na prática, aproximar uma paz justa na Ucrânia,” disse Zelensky na rede social X.
Primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni
A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, de direita, ofereceu seus “mais sinceros parabéns” a Trump e disse que os EUA e a Itália têm uma “aliança inabalável”. “É um vínculo estratégico, que tenho certeza de que agora fortaleceremos ainda mais”, afirmou.
Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, parabenizou Trump e falou em “retorno histórico” à Casa Branca.
“Seu retorno histórico à Casa Branca oferece um novo começo para os Estados Unidos e um poderoso comprometimento com a grande aliança entre Israel e EUA,” disse o premiê no X.
Primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi
O primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, parabenizou Trump e o chamou de amigo. “Meus mais sinceros parabéns, meu amigo Donald Trump, por sua vitória eleitoral histórica. À medida que você dá continuidade aos sucessos do seu mandato anterior, espero renovar nossa colaboração”, escreveu Modi no X.
Viktor Orbán, primeiro-ministro da Hungria
O primeiro-ministro húngaro, que apoiou abertamente a candidatura presidencial de Donald Trump, disse nesta quarta-feira em sua página no Facebook, ainda antes da divulgação da projeção da AP, que o republicano estava “no caminho para uma bela vitória”.
Nayib Bukele, presidente de El Salvador
“Parabéns ao presidente eleito dos Estados Unidos da América, Donald Trump. Que Deus o abençoe e o guie.”
Yoon Suk-yeol, presidente da Coreia do Sul
O escritório presidencial da Coreia do Sul afirmou que irá construir uma “parceria de segurança perfeita” com a nova administração dos EUA.
Presidente do Egito, Abdul Fatah Khalil Al-Sisi
Em publicação no X, o presidente egípcio Al-Sisi parabenizou Trump e desejou sucesso ao republicano em alcançar os interesses dos americanos.