Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Equipes inspecionaram pontos críticos do município que receberão projetos selecionados pelo Ministério das Cidades para receber recursos do Governo Federal, dentro do programa Novo PAC Seleções. Foto: Italo Anastácio

 

A Prefeitura de Camaragibe, através das secretarias de Defesa Civil e Infraestrutura, realizou, nesta quinta-feira (30/01), mais uma vistoria em áreas de barreiras no município que receberão obras de contenção, a partir do segundo semestre deste ano. A inspeção ocorreu com a presença de técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de Pernambuco (Seduh-PE), que vai executar os projetos, selecionados pelo Ministério das Cidades, através de recursos federais do programa Novo PAC Seleções.

 

De acordo com a Prefeitura de Camaragibe, este primeiro lote de obras abrange sete áreas de risco que receberão a instalação de tela argamassada ou geomantas (a depender do local) e muros de arrimo, além da requalificação completa de escadarias e canaletas para escoamento da água. Os projetos fazem parte de um pacote específico de obras de contenção com investimento de aproximadamente R$ 43 milhões do programa federal PAC Seleções.

 

“Temos nos dedicado diariamente a buscar os recursos que Camaragibe necessita em vários setores, e nessa questão de infraestrutura e segurança da população que vive em áreas de risco, já temos garantidos investimentos federais em parceria com o governo do estado. Ambos têm sido sensíveis às nossas demandas e o valor que será executado inicialmente contempla trechos críticos. Mas vamos fazer muito mais e permanecer buscando mais recursos para estender esse programa de segurança em barreiras”, disse Diego Cabral, prefeito de Camaragibe.

 

Na vistoria de hoje, os secretários municipais Coronel Luciano Fonseca (Defesa Civil) e Fernando Martins (Infraestrutura), visitaram pontos críticos nas localidades do Areeiro e Alto de Santo Antônio, na companhia de Philipe Correia, superintendente de Contratos de Repasses da Seduh-PE, Iara Santos, gerente de Projetos e Orçamentos de Contratos de Repasses da Seduh-PE, e de dois técnicos da empresa Geosistemas Engenharia & Planejamento, responsável pela elaboração dos projetos de contenção.

 

“Hoje visitamos três locais críticos em áreas de encostas que necessitam de obras de contenção, pontos cujos projetos já estão sendo estudados e verificados através de ferramentas de geolocalização pela empresa que vai executá-los. Essa é uma prioridade do prefeito Diego Cabral e estamos atentos aos locais com mais prioridade de obras de contenção. São obras essenciais para evitar acidentes e garantir a segurança dos moradores”, destacou o secretário de Defesa Civil, Coronel Luciano Fonseca.

 

O secretário de Infraestrutura, Fernando Martins, ressaltou a importância da parceria realizada entre as secretarias e informou que a previsão do início das obras é para o segundo semestre deste ano. “São projetos complexos, pois as áreas apresentam dimensões e profundidades distintas, bem como o número de moradores dessas regiões. No caso dessas obras de contenção em barreiras com risco, o mais correto é que comecem após o período chuvoso, para que no próximo inverno estejam plenamente seguras. E essa parceria entre secretarias é muito importante para garantir a eficiência e seguranças desses projetos”, frisou.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.