Search

Compartilhe esta matéria

Equipamento público é destaque na Europa e reforça o interesse de grupos estrangeiros na infraestrutura brasileira

 

Depois de apresentar a carteira de investimentos em infraestrutura portuária e hidroviária para investidores portugueses, com destaque para o túnel Santos-Guarujá — maior projeto do Novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) —, a comitiva brasileira foi recebida nesta terça-feira (22), em Amsterdã, capital da Holanda, por grupos interessados ​​na operação e gestão de empreendimentos logísticos de transportes no Brasil. O encontro de hoje foi realizado com representantes da Ballast Nedam, empresa holandesa com mais de meio século de experiência no mercado internacional.

 

Por onde é apresentado, o projeto do túnel que interligará as cidades de Santos e Guarujá, em São Paulo, chama a atenção de potenciais investidores e demonstra a capacidade do Brasil de atrair empresas globais capacitadas para realizar transportes na infraestrutura nacional. Para o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o sucesso desse projeto está no planejamento e na execução realizada de forma colaborativa.

 

“Temos a vantagem de tocar esse projeto em parceria entre o Governo Federal e o Estado de São Paulo, uma das obras mais estratégicas do país. O trabalho conjunto tem sido a chave do sucesso para tirar do papel uma obra aguardada por quase um século pelos moradores de São Paulo. Estamos falando de um investimento da ordem de R$ 6 bilhões que, sem dúvidas, será um ganho imensurável para o país”, indicou.

 

Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, lembrou que o projeto tem sido apresentado aos principais players internacionais, com ampla experiência em obras similares. “Estamos apresentando para investidores internacionais, para pessoas que têm muita experiência com obras semelhantes aqui na Europa, o projeto do túnel Santos-Guarujá. Com uma parceria entre o Estado de São Paulo e o Governo Federal, nós vamos conseguir dar forma a esse empreendimento aguardado há quase 100 anos pelo povo brasileiro”, afirmou.

 

Anderson Pomini destacou a coragem de dar continuidade ao empreendimento que trouxe benefícios à mobilidade e à economia das regiões. “Aqui na Europa, buscamos o que une passado, presente e futuro. Ao lado do ministro Silvio e do governador Tarcísio, demos um primeiro passo importante para a construção do túnel Santos-Guarujá. O futuro começa quando a coragem atravessa o oceano.”

 

Com orçamento na ordem de R$ 6 bilhões, valores que serão reportados de forma igualitária pelos governos Federal e do Estado de São Paulo, o lançamento do edital para a construção da obra foi realizado no dia 27 de fevereiro deste ano, em cerimônia presidida pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O leilão está previsto para ser realizado em agosto deste ano, na B3, em São Paulo.

 

Investidores experientes

 

A Ballast Nedam é uma empresa de construção e engenharia com mais de 56 anos de experiência em área de infraestruturas. Com interesse em projetos brasileiros, a empresa atua em transições externas para as mudanças climáticas nos setores de energia, água, mobilidade e setores. Atualmente, desenvolve aplicativos especializados de produtos para atender às demandas específicas do mercado. Seus projetos são visíveis em edifícios, pontes, casas, estradas, túneis, portos, hospitais e prédios universitários.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.