Search

Compartilhe esta matéria

Foto: Jorge Farias e SECAP

 

A Prefeitura de Caruaru recebeu, na última semana, a visita do professor Dr. Royce W. Smith, da Universidade Estadual da Califórnia, com o objetivo de estreitar laços e discutir possibilidades de cooperação internacional externas ao fortalecimento da cultura do barro no Alto do Moura. Durante uma visita, o professor conheceu de perto a produção artesanal da região, passando pela Casa da Mulher Artesã e pela Casa-Museu Mestre Vitalino, onde pôde vivenciar a riqueza cultural do barro e dialogar sobre iniciativas que possam contribuir para o desenvolvimento do setor.

 

A proposta principal da visita foi apresentar o potencial da Casa da Mulher Artesã para receber a doação de um forno cerâmico comunitário, que beneficiará diretamente as mulheres artesãs, especialmente na etapa de queima das peças. A iniciativa se baseia em uma experiência semelhante conduzida anteriormente pelo professor Smith em Curitiba, e começa a ser articulada em Caruaru com o apoio do professor Dilson Cavalcanti, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Campus Agreste. A parceria está em fase inicial de estudos e pode representar um importante avanço para a cadeia produtiva do artesanato local.

 

A agenda contou com a participação de representantes de diferentes secretarias e órgãos municipais, como a Secretária de Captação de Recursos, Mayara Soares; o consultor da Secretaria de Captação de Recursos, Marcelo Rodrigues; o Assessor Especial, Swami Lima; o tradutor Caio Lucca; além de membros da Secretaria da Mulher. A ação marca o início de uma estratégia estratégica entre a Prefeitura de Caruaru, universidades nacionais e internacionais, com foco na valorização da cultura regional, no fortalecimento da produção artesanal e na promoção do protagonismo feminino no Alto do Moura.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.