Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Congresso impõe derrota humilhante, de goleada, ao governo Lula. Foto: Marcos Brandão/Senado Federal

 

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), promulgou nesta quinta-feira (26) a decisão que barra o decreto do governo Lula que aumentavam as alíquotas do IOF.

 

A medida ainda deve ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) para entrar oficialmente em vigor.

 

O texto foi aprovado pelo Congresso na noite de quarta-feira (25), com apoio contundente de parlamentares das duas Casas. Na Câmara dos Deputados, o projeto obteve 383 votos favoráveis e 98 contrários. No Senado, a deliberação se deu de forma simbólica.

 

Durante a sessão, Alcolumbre classificou a aprovação como uma “derrota para o Governo” e destacou que ela foi “construída a várias mãos”, refletindo o descontentamento generalizado com as recentes alterações na cobrança do IOF.

 

A partir da promulgação, voltam a vigorar as regras estabelecidas em 2007, antes das mudanças promovidas pelo Executivo neste ano.

 

Desde maio, o governo editou três decretos com alterações no imposto, todos recebidos com forte crítica por parte do mercado financeiro e do Legislativo. A reação negativa levou o Executivo a recuar duas vezes.

 

O último decreto, publicado em 11 de junho, buscava “recalibrar” as alíquotas, mas foi considerado insuficiente por ampla maioria dos congressistas.

 

O movimento no Congresso ocorre em meio à crescente articulação de parlamentares em defesa de uma agenda voltada à redução de impostos e ao corte de gastos públicos. A resistência às medidas do governo também acende um alerta na equipe econômica.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.