Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Prefeito da Terra dos Camarás acompanhou a execução de exercícios práticos da primeira turma de servidores no Clube de Tiro Dois Irmãos e reforçou o compromisso da corporação com a segurança da população e do patrimônio público

 

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, cumpriu uma importante agenda no setor da Segurança Pública, nesta sexta-feira (08/08). Ele conferiu, no Clube de Tiros Dois Irmãos, localizado na BR-408, o treinamento de disparos da primeira turma de agentes da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC), que esta semana iniciou a última fase da capacitação para portar arma de fogo. O grupo inicial, composto por dez guardas civis municipais, começará o patrulhamento armado a partir do próximo mês de setembro.

 

Ao conferir o desempenho dos servidores, o gestor da Terra dos Camarás reforçou o compromisso de fortalecer a segurança da população e do patrimônio público. “Lutamos muito, através da nossa Secretaria de Segurança Pública, para que esse projeto de armar a nossa Guarda Municipal fosse aprovado pelos órgãos de Segurança Pública, principalmente pela Polícia Federal (PF). O compromisso desses agentes que dedicam e arriscam suas vidas pelo bem comum é esse, estarem plenamente treinados e capacitados para o objetivo de fortalecer a atuação da corporação e a segurança da população de Camaragibe e do patrimônio público. Tenho certeza de que todas as turmas estarão totalmente preparadas e aptas para portar arma de fogo ao final desse importante e essencial treinamento”, disse Diego Cabral.

 

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe, a primeira turma é composta por dez guardas civis, mas o total de servidores da corporação que serão submetidos às provas teóricas e práticas chega a 76 somente nesta primeira fase. Todo o treinamento, entre teorias e disparos ao alvo, está sendo realizado no Clube de Tiro Dois Irmãos, autorizado e homologado pela Polícia Federal e localizado na BR-408, no horário das 8h às 17h, com intervalo para descanso.

 

Ao todo, informou a pasta, serão três turmas treinadas por mês durante nove dias, divididos em dois de conhecimentos teóricos, sete de prática de disparos (tiro ao alvo) e um da prova definitiva (também tiro ao alvo), no qual os agentes executam 44 disparos que serão avaliados pelos Instrutores de Armamento e Tiro (IAT), credenciados pela PF, para a concessão do Porte de Armamento Institucional (PAI) aos aprovados.

 

“A Secretaria de Segurança Pública de Camaragibe cumpriu todas as etapas e exigências legais da Justiça brasileira para que a Guarda Civil Municipal de Camaragibe obtivesse a autorização para portar arma de fogo. Agora, chegou o momento de os guardas civis colocarem em prática todo o conhecimento teórico e prático adquiridos no treinamento. A premissa será sempre o bem-estar da população e tenho convicção de que todos estarão plenamente conscientes do seu dever como agentes públicos de segurança que contribuem para o bem coletivo”, explicou o titular da pasta, Coronel Marcílio Rossini.

 

Vice-prefeita de Camaragibe, servidora municipal há mais de 30 anos e ex-comandante da Guarda Civil Municipal, a Comandante Débora ressaltou comprometimento da gestão com a melhoria da segurança da cidade, citando o recém-lançado pacote de investimentos no setor, mais de R$ 4 milhões, e o objetivo de tornar Camaragibe uma referência em segurança pública.

 

“É o maior conjunto de ações em segurança da histórica de Camaragibe, desde a tecnologia de ponta até a valorização da Guarda Municipal, com renovação completa da frota, aquisição de 10 novas viaturas e um furgão adaptado para ser base móvel em grandes eventos, tudo isso em uma articulação eficiente do nosso prefeito Diego Cabral junto ao Ministério da Justiça. O armamento da Guarda Municipal é mais um avanço seguindo protocolos rígidos legais e técnicos. Teremos agentes armados com responsabilidade e respeito a toda a população”, frisou a Comandante Débora.

 

Segundo o Inspetor Clóvis Gomes, comandante da GCM de Camaragibe, todas as turmas que serão treinadas no Clube de Tiro Dois Irmãos terão aulas das seguintes disciplinas teóricas: Regras de Segurança no Estande, Montagem, Desmontagem e Manutenção do Armamento, Fundamentos de Disparos, Tipos de Saque e Protocolo MAC, Tipos de Panes, Legislação e Instrução Normativa nº 111 (que estabelece procedimentos para o credenciamento dos IATs e emissão do Comprovante de Capacitação Técnica para o manuseio de arma de fogo).

 

“Os alvos das provas de tiro de cada aluno serão avaliados pelos IATs e, caso sejam aprovados na inspeção, enviados à Superintendência da Polícia Federal em Pernambuco para a confecção dos certificados de portes institucionais de arma. A primeira turma completará o treinamento até o dia 14 deste mês e as demais turmas começam no dia 25. Ao todo, serão 11 turmas de agentes treinados até o mês de janeiro. Mas os primeiros aprovados já passarão a realizar o patrulhamento armado a partir de setembro”, completou o Inspetor Clóvis Gomes.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.