O projeto “Educação étnico-racial numa perspectiva de uma educação antirracista”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação do Cabo de Santo Agostinho, foi selecionado pelo Ministério da Educação (MEC) como uma das experiências inspiradoras do país em Educação Integral em Tempo Integral. A seleção foi feita por meio de um edital lançado pelo Ministério em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com o objetivo de identificar, mapear e divulgar práticas bem-sucedidas que promovam a permanência dos estudantes por ao menos sete horas diárias na escola, considerando seu desenvolvimento integral em múltiplas dimensões.
O município inscreveu o projeto no Eixo 4 – Diversidade, Inclusão e Equidade. Entre os critérios para a seleção estavam a pertinência e coerência com o eixo escolhido; o percentual da Secretaria de Educação quanto ao cumprimento de meta estabelecida no Plano Nacional de Educação; o impacto e relevância social da experiência enquanto prática promotora de qualidade na educação (resultados de aprendizagem e desenvolvimento pleno;) e a equidade, com ações afirmativas e reparatórias. Ao todo, 739 iniciativas de todo o Brasil foram selecionadas, e farão parte do mapa interativo de experiências, que está previsto para ser lançado no mês de outubro.
“Iniciamos o projeto após percebermos a ausência de discussões sobre racismo no currículo, e o baixo número de estudantes autodeclarados negros, pardos e indígenas conforme dados das matrículas, o que não condiz com a realidade que temos em nossa rede. Então passamos a implementar políticas e ações para promover a inclusão e a equidade racial”, explicou a coordenadora das Escolas em Tempo Integral, Rubia Maria dos Santos.
O projeto é desenvolvido nas 15 unidades em tempo integral do município, desde a creche até o 9º ano, e também nas demais escolas da rede, abordando questões étnico-raciais por meio de trilhas educativas, produções audiovisuais, atividades artísticas e formações pedagógicas. A iniciativa também envolve a capacitação da equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e o acompanhamento do Grupo de Monitoramento de Gestão, com base em orientações pedagógicas alinhadas ao Currículo Municipal e à legislação vigente. O objetivo é formar estudantes críticos e conscientes, além de fortalecer o papel dos educadores como agentes transformadores no combate ao racismo.
“É com grande orgulho que celebramos o reconhecimento nacional desse projeto que trata dessa temática tão importante, e que passará a inspirar redes de ensino em todo o Brasil. Essa conquista reforça nosso compromisso com uma educação que promova a equidade, valorize a diversidade e combata ativamente o racismo”, destacou o secretário municipal de Educação, Isaltino Nascimento.