O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) instalado no bairro de Boa Viagem será desativado, após o recebimento de um ofício enviado pelo vereador Eduardo Moura à Prefeitura do Recife. No documento, o parlamentar relata casos recorrentes de violência no entorno da unidade.
Eduardo Moura detalha diversas ocorrências registradas por moradores e comerciantes locais, que apontam um aumento significativo da insegurança na região desde a instalação do equipamento social. Além da descrição dos casos, o ofício e também projeto de lei de autoria do vereador Eduardo Moura (Novo), sugere que a transferência do Centro POP ocorra em áreas com maior estrutura de apoio à segurança pública, como proximidades de batalhões da Polícia Militar, delegacias ou unidades da Guarda Municipal.
“Nosso objetivo não é acabar com políticas públicas voltadas para a população em situação de rua, mas garantir que essas iniciativas funcionem de maneira segura e eficaz tanto para os usuários quanto para os moradores do entorno”, afirmou Eduardo Moura.
A Prefeitura do Recife ainda não informou quando e qual o novo endereço, onde funcionará a unidade, mas relata que avalia novos locais para a reinstalação do serviço, e que busca atender à recomendação do vereador e garantir a continuidade do atendimento social.