Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Prefeito da Terra dos Camarás participou da palestra sobre o uso da tecnologia em festas populares e destacou a ausência de ocorrências em festejos recentes, como o Carnaval e o aniversário de emancipação da cidade. Foto: Carol Bezerra/PMCg

 

Dias de festa com público intenso, atrações de peso do cenário musical nacional, planejamento intersetorial entre as secretarias municipais, parcerias com as forças de segurança pública, sistema de videomonitoramento de ponta e nenhuma ocorrência de violência na Terra dos Camarás em eventos como o Carnaval, aniversário da cidade e São João.

 

Este foi o panorama apresentado pelo prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, nesta terça-feira (19/08), na palestra “Uso da tecnologia nos grandes eventos de Camaragibe”, durante o 3º Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito, que acontece essa semana no Expo Center Recife, cujos sucesso e eficiência colocaram o município na rota dos grandes eventos do estado de Pernambuco.

 

“Tivemos um desafio enorme, pois pela primeira vez em Camaragibe tivemos festas monitoradas com controle de acessos e objetos, como no Carnaval e no aniversário da cidade. Planejamos cada detalhe e atuamos em parceria com as forças de segurança do estado, através da Secretaria de Defesa Social, e com a nossa Guarda Civil Municipal, usando tecnologia de ponta. O resultado foi que em todos os dias dessas festas não tivemos nenhuma ocorrência de violência. Provamos que Camaragibe pode sediar grandes eventos de forma segura e eficiente”, declarou Diego Cabral.

 

Durante a palestra, que contou com a participação do Comandante da Guarda Civil Municipal de Camaragibe (GCMC), Inspetor Clóvis Gomes, e com a presidente da Fundação de Cultura da cidade, Rosa Santana, o gestor da Terra dos Camarás ressaltou a capacidade dos secretários e equipes técnicas em elaborar um planejamento seguro junto às demais forças de segurança pública e afirmou que o objetivo é tornar Camaragibe uma referência de cidade segura.

 

O fórum reúne até amanhã, além de prefeitos e representantes de vários órgãos de segurança pública, empresas de tecnologia que têm investido cada vez mais no setor e se tornado parceiras de gestões em várias cidades brasileiras. O objetivo é debater temas distintos dos três setores, segurança pública, Defesa Civil e trânsito, no sentido de construir ambientes urbanos mais seguros e sustentáveis.

 

“Sem dúvida, as experiências de sucesso que tivemos recentemente são um exemplo de trabalho unificado e eficiência de resultados, tendo em vista que a tecnologia está cada vez mais sendo usada para auxiliar o combate à criminalidade. E isso passa, também, pela integração entre as forças de segurança. Neste sentido, a Guarda Civil Municipal de Camaragibe teve um papel determinante para a ausência de ocorrências nesses grandes eventos”, pontuou o comandante da GCMC, Inspetor Clóvis Gomes.

 

Para a secretária de Cultura de Camaragibe, Rosa Santana, que possui vasta experiência em grandes eventos em Pernambuco, não resta dúvidas de que a cidade está preparada para sediar eventos populares de grande porte, fruto da vontade política do prefeito Diego Cabral e do planejamento elaborado.

 

“O exemplo de Camaragibe é algo a ser seguido por outros municípios diante do desafio que tivemos. Não se faz grandes eventos sem a participação e integração das forças de segurança, os investimentos e a tecnologia disponível que temos hoje em dia, pois lidamos com vidas. Não há margem para erro, o planejamento deve ser feito em conjunto. Só assim é possível ter o sucesso que tivemos”, frisou Rosa Santana.

 

Representações -Além de Camaragibe, Recife e Olinda, trio de municípios organizador do evento, o 3° Fórum Nacional Integrado de Segurança Pública, Defesa Civil e Trânsito tem ainda a presença de representantes das cidades de Ipojuca, Cabo de Santo Agostinho e Curitiba (PR), prefeitos de outros municípios e membros dos seguintes órgãos: Governo de Pernambuco, Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional), Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran – Ministério dos Transportes), Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp – Ministério da Justiça e Segurança Pública) e Ministério das Comunicações.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.