Participaram da discussão, profissionais de saúde e de assistência social, levantando as principais problemáticas envolvidas na realidade local. Foto: Divulgação MPPE
Após a primeira reunião com gestores municipais de Nazaré da Mata, que contou com a participação da Prefeita Municipal, Adriana Vasconcelos Coutinho, para tratar da implantação do PEVI no município, a equipe do Núcleo da Pessoa Idosa do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) retornou à cidade, na segunda-feira (18), para realizar a oficina de implantação do Protocolo de Enfrentamento à Violência contra a Pessoa Idosa no município.
O PEVI é um projeto estratégico do MPPE, que após a adesão da Promotoria de Justiça local, vem sendo desenvolvido no município para discutir a criação de um fluxo no acompanhamento das denúncias de violência contra à pessoa idosa.
Participaram da discussão, profissionais de saúde e de assistência social, levantando as principais problemáticas envolvidas na realidade local.
Foram abordados aspectos referentes à atuação da rede, notificação compulsória da violência e comunicação aos órgãos competentes e o estabelecimento de modelos de comunicação entre os setores envolvidos. As próximas etapas envolvem o detalhamento dos fluxos e deliberações sobre a estruturação de um serviço especializado de atendimento dos casos de violência contra a pessoa idosa, mediante a instituição de lei que o regulamenta.