De camelô e caixeiro viajante o homem simples que sonhava em “ser rico para comprar um balaio de pão”, hoje é empresário no setor de panificação na Ceasa. Euclides Paiva, conta sua história
“Aprenda na escola da vida ser doutor na arte de viver” é o nome da biografia lançada, na terça-feira, 26, às 9:00, no auditório do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa) sobre Euclides Paiva, empresário do setor de panificação e fundador da primeira escola de panificação num Ceasa no Brasil, que já formou desde 2023, mais de 2.200 pessoas em cursos de padeiro, confeitaria e pastelaria.
A publicação, com 191 páginas, foi escrita pelo advogado Jairo Azevedo, professor de Direito, em Caruaru, e conta a história do homem simples que nasceu no município de Bonito, na Zona da Mata Sul do estado, e tinha um sonho de “ser rico para comprar um balaio de pão”. Euclides Paiva veio para o Recife com 17 anos, onde trabalhou como camelô, caixeiro viajante no segmento de tecidos e cosméticos, e tornou-se empresário do setor de panificação na Ceasa, há 25 anos.
Com 71 anos, o empresário também é diretor da Associação dos Usuários e Comerciantes da Ceasa (Assucere), e defensor da cultura popular, é comandante do Batalhão 15 de Bacamarteiros de Bonito, que herdou dos pais, e no período junino se orgulha em participar das apresentações de bacamarte no Centro de Abastecimento.
O livro sobre a biografia de Euclides Paiva terá dois lançamentos, um no Recife, e o outro no dia 20.09.25, na Escola Intermediária João XXIII, às 18:00, no Distrito de Alto Bonito, na cidade de Bonito.
Serviço: lançamento do livro “Aprenda na escola da vida ser doutor na arte de viver”, sobre Euclides Paiva
Data: 26.08.25
Local: auditório do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa)
Horário: 09h









