Eduardo Moura fiscaliza unidade saúde, nos Torrões e expõe a falta de estrutura e manutenção
O vereador Eduardo Moura (Novo) realizou, nesta quarta-feira (27), a fiscalização na Unidade de Saúde da Família (USF) do Vietnã, localizada no bairro dos Torrões, Zona Oeste do Recife. Durante a visita, foram identificados problemas estruturais, falta de manutenção e relatos de pacientes sobre a precariedade do atendimento oferecido.
O posto atende a população em completo descaso: lixo nas ruas, mato alto, muro rachado e escuridão. Pacientes relatam que precisam chegar à unidade antes das 5h da manhã para conseguir ficha e medicamentos. Enquanto aguardam a abertura do posto, ficam expostos nas calçadas, tornando-se alvo de assaltos. Muitos já tiveram seus celulares roubados durante a espera.
Dona Inês, 86 anos, tinha dificuldade para marcar consulta com clínico, mas após a intervenção do vereador Eduardo Moura, foi atendida rapidamente. Outra paciente também relatou a angústia da espera por uma endoscopia, aguarda marcação desde o ano passado e por fim, uma mulher que espera há três anos por um atendimento ginecológico.
Usuários também revelam a falta de remédios como: o xarope Percof e o Clonazepam, usado para tratar crises de ansiedade, pânico e epilepsia. A situação ainda se agrava quando o caso é de medicação controlada. A unidade enfrenta escassez de receitas azuis.
Outro problema identificado pelo parlamentar é na farmácia da unidade, que funciona como uma despensa improvisada, sem qualquer condição adequada para o armazenamento de medicamentos. As caixas ficam expostas em ambiente sem controle de temperatura, o que compromete a eficácia e a segurança terapêutica dos remédios. Também foi constatado durante a fiscalização, a existência de um consultório odontológico, aparentemente abastecido e apropriado, mas sem a presença de dentistas, transformando o equipamento em um espaço ocioso. A unidade conta com duas profissionais, onde uma está de licença e outra encontra-se em atendimento externo, e sem substituição temporária na unidade. O curioso é que durante a fiscalização, o parlamentar foi comunicado pela gestão da unidade e responsável pelo Distrito Sanitário IV, que o consultório estava em atendimento, mas logo em seguida foi desvendado que na sala não havia ninguém. Enquanto isso, pacientes acumulam reclamações, pagam o preço do descaso e contabilizam viagens perdidas.
“O que vimos hoje aqui é a falta de compromisso da gestão do PSB com as pessoas. Vamos cobrar providências da Prefeitura do Recife, do MPPE, do MPF e dos órgãos competentes. Encontrei aqui extintores vencidos desde 2014, entre outras denúncias”, disse o vereador Eduardo Moura, que também acrescentou que seguirá firme nas fiscalizações da saúde e demais equipamentos públicos para expor o Recife de Verdade e pressionar soluções imediatas.