Foto: Lucas Galo
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) se tornou o primeiro parlamento estadual do Brasil a firmar parceria com o Instituto Banco Vermelho (IBV), com a instalação de um Banco Vermelho, símbolo internacional de enfrentamento à violência contra a mulher e ao feminicídio. Essa ação é fruto do mandato do deputado Francismar Pontes, reforçando o compromisso do Legislativo estadual com a causa e a mobilização nacional contra a violência do gênero.
O banco foi instalado em frente ao Edifício Miguel Arraes, sede da Casa Joaquim Nabuco, no Recife, tornando-se um ponto de reflexão permanente sobre a violência contra as mulheres. O primeiro secretário da Alepe, deputado Francismar Pontes, comentou sobre a importância da medida: “Todos nós cidadãos convidamos assumir a responsabilidade de repudiar a violência contra a mulher e promover a conscientização coletiva. Mais do que um símbolo, é um chamado para toda a sociedade.”
Fundado em 2023 pelas pernambucanas Andréa Rodrigues e Ana Paula Limongi, o Instituto Banco Vermelho atua como organização suprapartidária e sem fins lucrativos, mantendo mais de 50 bancos em diversas regiões do país, incluindo exemplares no Senado Federal e em tribunais de justiça, como o TJPE. Para o presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, a instalação do banco simboliza o compromisso da Casa com o enfrentamento ao feminicídio. “A Alepe se associa à luta pela conscientização sobre a violência contra a mulher e se engaja numa causa que defende a proteção, a dignidade e o direito à vida. Iniciativas como estas têm um papel educativo e social, lembrando que a violência contra a mulher não é uma questão de ordem privada, mas tem raízes na estrutura da sociedade, exigindo mobilização ampla e coletiva”.
A ação reforça a importância de políticas públicas e medidas de conscientização no combate ao feminicídio, destacando o papel da Alepe na promoção da reflexão e prevenção à violência em Pernambuco.