O presidente Valdecir Pascoal, e o reitor da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Padre Pedro Rubens, assinaram, na última quarta-feira (24), um acordo de cooperação técnica voltado à Escola do Consenso da universidade.
A Escola do Consenso é um projeto de extensão da Unicap que atua na formação de mediadores e na mediação de conflitos em diferentes contextos. Além disso, promove pesquisas e consultorias voltadas ao uso da mediação como alternativa inovadora para prevenir e resolver disputas.
A assinatura aconteceu na sede do TCE-PE, com a presença da coordenadora da Escola do Consenso, Karina Vasconcelos, e do vice-presidente do Tribunal, conselheiro Carlos Neves.
O convênio prevê a realização conjunta de atividades nas áreas de educação, cultura, ensino, pesquisa e extensão. O objetivo é abrir caminho para projetos que incentivem o diálogo, a formação de mediadores e a busca de soluções inovadoras em conflitos públicos e privados.
“Esse convênio vai na direção de reforçar um Tribunal de Contas cada vez mais pautado no diálogo e na resolução mediada de conflitos complexos envolvendo os diversos atores que participam e interagem com a gestão pública”, disse o presidente.
“Esse acordo é um marco que reforça a vocação da Escola de Consenso em promover o diálogo e a construção de soluções colaborativas”, disse Karina Vasconcelos.
O conselheiro Carlos Neves ressaltou a importância da parceria e afirmou que a escolha pela Escola do Consenso se deve à especificidade de sua metodologia.
“A mediação humanista, que orienta o trabalho da Escola, é mais próxima da nossa realidade e traz um caráter humano, de proximidade, que reflete a identidade do nosso estado”, afirmou.