Nos últimos anos, Pernambuco tem vivido um salto importante em conectividade e popularização do transporte aéreo, resultado direto dos investimentos federais e privados em aeroportos, obras de infraestrutura e da atuação do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ao lado do presidente Lula. Só nos últimos 12 meses, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos, Pernambuco ganhou mais 185 mil novos passageiros.
“O governo do presidente Lula tem trabalhado muito para conectar, cada vez mais, os pernambucanos com o Brasil e o mundo. Só nesses últimos 12 meses, tivemos um incremento de mais de 180 mil novos passageiros no estado. Isso significa dizer que novos passageiros viajaram e viajaram do estado, estimulando o turismo e a geração de emprego e renda. Vale ressaltar que o crescimento é fruto direto do conjunto de investimentos que estamos fazendo na modernização dos nossos aeroportos como o do Recife, Petrolina, Serra Talhada entre outros terminais que possibilitaram o aumento do movimento de passageiros”, explicou o ministro Silvio Costa Filho.
Em Pernambuco, o Governo Federal, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, e a iniciativa privada tem investido na modernização de vários terminais aeroportuários como o Aeroporto Internacional do Recife‑Guararapes / Gilberto Freyre. O ministro Silvio tem atuado diretamente na entrega dessas obras — inaugurando, vistoriando, articulando os termos de parceria com o Estado e as concessionárias – para garantir que os aeroportos regionais recebam atenção e investimento.
Um dos maiores terminais do Norte/Nordeste, o Aeroporto do Recife, por exemplo, passou recentemente por uma reforma profunda, com investimento na ordem dos R$ 572 milhões. Esse valor contempla a ampliação do estacionamento de veículos e pátios de aeronaves, instalação de quatro novas pontes de embarque, retrofit (modernização) das pontes existentes, automatização do canal de inspeção, implantação de área de escape nas coberturas da pista, inspeção de segurança para 100% das bagagens despachadas, aumento da rede de lojas e alimentação no terminal, entre outras.
No interior do estado, o aeroporto de Petrolina foi reformado e ampliado com R$ 56 milhões em investimentos. As obras envolvem modernização do terminal de passageiros, ampliação do pátio de aeronaves, melhorias na sinalização, iluminação, drenagem, instalação de estação de tratamento de esgoto, entre outras. O Aeroporto de Serra Talhada, no Pajeú, também passou por obras. Entre os serviços estão sinalização de faixas de pista e áreas de segurança, direção, estação meteorológica, cerca operacional e estacionamento de veículos.
PRIORIDADE DE LULA
O governo do presidente Lula, por meio do Ministério de Portos e Aeroportos, incluiu os projetos de requalificação, modernização e concessão de aeroportos regionais em programas federais como o Novo PAC e o AmpliAR para fortalecer a infraestrutura nacional de aviação.
O fortalecimento do setor é considerado crucial para o ministro Silvio e o presidente Lula pelo grande impacto econômico de curto prazo como a (geração de empregos nas obras, melhorias logísticas, estímulo ao turismo) e de médio-longo prazo, fortalecendo Pernambuco como polo de negócios, turismo e integração regional.