Competição oficial da CBF terá a participação de 32 clubes, incluindo um europeu e um sul-americano, e é uma vitrine para revelação de novos talentos da Terra dos Camará e do Brasil. Foto: Carol Bezerra/PMCg
“Os olhos do mundo todo do futebol de base estarão voltados para Camaragibe”. Foi com essa afirmação que o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, participiou do anúncio feito pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) da 4ª edição da Copa Atlântico Sub-19, que acontece entre os próximos dias 10 e 20 deste mês, no Centro de Treinamento do Retrô, e promete ser mais uma oportunidade para a revelação de futuros talentos da cidade e do Brasil.
A competição integra o calendário oficial da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e é uma verdadeira vitrine para jovens que sonham em fazer sucesso nas quatro linhas e estarão sendo vistos por olheiros do futebol nacional e e mundial. Em outras palavras, por dez dias a Terra dos Camarás será a capital mundial do futebol Sub-19. A disputa vai reunir, ao todo, 32 equipes, incluindo uma da Europa e outra da América do Sul, e mais de 800 atletas de diferentes regiões do país e até do exterior.
Presente no evento de apresentação da Copa Atlântico Sub-19 na FPF, o prefeito de Camaragibe destacou a importância do campeonato para a cidade, que tem desenvolvido bons projetos esportivos através da Secretaria de Esportes, e o que ele representa para o segmento na Terra dos Camarás. Para o gestor, competições desse porte são um celeiro de novos talentos e servem, principalmente, para impulsionar o futebol de base brasileiro, inclusive o de várzea, que gera cifras consideráveis a cada ano e engrandece o nome da cidade no cenário nacional.
“Temos um excelente exemplo de gestão no futebol de base brasileiro aqui em Camaragibe, que é o Retrô, através de Laércio Guerra, um empresário visionário e empreendedor. Um clube com menos de dez anos de fundação, mas que em pouco tempo já cravou seu nome e o nome da nossa cidade no cenário do futebol brasileiro disputando competições de peso e brigando em pé de igualdade com grandes times. A Copa Atlântico Sub-19 será uma excelente oportunidade de novos talentos surgirem, os olhos do mundo estarão voltados para Camaragibe e quem ganha é o esporte da nossa cidade”, declarou Diego Cabral.
De acordo com a FPF, o regulamento da Copa Atlântico Sub-19 dividiu as equipes em oito grupos de quatro clubes cada, que se enfrentarão entre si na primeira fase e depois nas etapas eliminatórias (mata-mata). Os times do exterior são o Midtjylland (Dinamarca) e a Universidad Católica (Equador). Em 2024, informou a federação, a competição alcançou uma audiência de mais de 220 mil pessoas apenas no canal da TV Retrô e a expectativa para este ano é de um alcance ainda maior. Os jogos da quarta edição da copa serão transmitidos ao vivo pelos canais da TV Retrô e da TV FPF no YouTube.
Durante a coletiva de apresentação da competição, o presidente da FPF, Evandro Carvalho, confirmou que outro campeonato semelhante, a Aldeia Cup, também passa a integrar o calendário oficial de competições da CBF. “Temos um fato inédito no Nordeste, que é motivo de orgulho para nós da federação e para o município de Camaragibe: a contemplação pela CBF da Copa Atlântico e da Aldeia Cup como competições oficiais”, afirmou o dirigente.
Clube que representa Camaragibe desde a fundação e vai receber a competição no seu CT, o Retrô também reforçou a relevância da 4ª Copa Atlântico Sub-19. “Ano a ano a gente vem mudando o panorama do futebol de Pernambuco. Recentemente, tivemos os jogadores Pedro Lima, ex-Sport, e Zé Lucas, hoje titular absoluto no Sport, que passaram por essas competições de base organizadas pelo Retrô. Também temos jogadores no Red Bull Bragantino, no Vasco e outros clubes”, destacou Gustavo Jordão, diretor de futebol do Retrô.
O jogador Pedro Lima, vale lembrar, atualmente está emprestado ao Porto (Portugal), mas pertence ao Wolverhampton (Inglaterra). Segundo a FPF, um dos jogadores que já disputou a Copa Atlântico foi Endrick, revelado pelo Palmeiras e atualmente no Real Madrid (Espanha), em uma das maiores vendas do futebol brasileiro e mundial. Outros clubes de peso do futebol brasileiro também marcaram presença com representantes durante a coletiva na sede FPF.
Saiba mais:
4ª Copa Atlântico Sub-19
Quando: de 10 a 20 de outubro
Onde: Centro de Treinamento do Retrô (Aldeia, Camaragibe-PE)
Transmissão: TV Retrô e TV FPF (YouTube)
Confira todos os grupos:
Grupo A: São Paulo (SP), Brasiliense (DF), Tirol (CE) e Ipojuca (PE)
Grupo B: Palmeiras (SP), Rio Branco (ES), Ceará (CE) e Porto (PE)
Grupo C: Internacional (RS), Náutico (PE), Timon (MA) e Água Santa (SP)
Grupo D: Santos (SP), Santa Cruz (PE), Coimbra (MG) e Porto Vitória (ES)
Grupo E: Fortaleza (CE), Vera Cruz (PE), Fluminense de Feira (BA) e Sete de Setembro (PE)
Grupo F: América (PE), Vitória (BA), CRB (AL) e Sfera (SP)
Grupo G: Sport (PE), América (RN), Atlético Piauiense (PI) e Midtjylland (DIN)
Grupo H: Retrô (PE), Universidad Católica (EQU), Zumbi (AL) e Icasa (CE)