Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Em evento realizado na tarde desta segunda-feira (13), a Secretaria da Primeira Infância, da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, inaugurou oficialmente mais uma unidade do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), desta vez, na Bela Vista. O novo espaço fica situado na Rua Antônio Ageu de Lima e atenderá 120 crianças de 6 meses a 3 anos e 11 meses em modelo de creche e com o apoio de profissionais multidisciplinares.

 

A entrega de mais uma unidade consolida o propósito da gestão em assegurar uma educação democrática. Maués, Lídia Queiroz e Pinga Fogo já contavam com esse tipo de empreendimento, fazendo com que o município recebesse o Selo do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em reconhecimento aos padrões elevados em áreas vitais como Assistência Social, Saúde e Educação.

 

O CMEI da Bela Vista, que será chamado de Professora Maria José Nunes, chega para atender um bairro muito populoso e que se conurba com outras localidades. Para a secretária da Primeira Infância, Waleska Barros, a iniciativa alcança um grande pedaço da população da cidade. “Essa localidade é muito bem habitada e de grande importância para o município. São várias famílias morando aqui e muitas crianças a serem alcançadas por essa creche. É mais um centro educacional que chega para somar”, avaliou.

 

O ato contou com a presença da deputada federal Iza Arruda, vereadores, secretários e de moradores da comunidade. Paulo Roberto, prefeito do município, salientou que o impacto dos CMEIS será sentido em pouco tempo, mas que de forma imediata já tem sido um suporte ímpar para as famílias. “É um processo gradativo, pois esses centros são como verdadeiros apoios para as mães e pais, pois eles têm onde deixar seus filhos para serem educados. Isso será refletido no futuro”, finalizou.

 

SOBRE A HOMENAGEM

 

A professora Maria José Nunes, nascida em 13 de fevereiro de 1947, na cidade da Vitória de Santo Antão, dedicou sua vida à educação e à formação cidadã. Casada com Genival Nogueira da Silva, foi mãe de Verônica Valéria e Valquíria Valessa, e construiu uma trajetória marcada pelo compromisso com o ensino em escolas como Pedro Ribeiro, Eusébio Simões e José Joaquim da Silva Filho (Polivalente). Também atuou como secretária na Escola Municipal Weigélia Galvão, deixando sua marca de competência e humildade.

 

Reconhecida pelo respeito ao próximo e pela defesa da educação como instrumento de transformação, Maria José se tornou um exemplo de ética e dedicação. Seu falecimento, em 17 de setembro de 1984, após o parto de sua segunda filha, interrompeu precocemente uma trajetória brilhante.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.