Pausa anunciada pelo governo Trump afeta apenas vistos de imigrante e entra em vigor em 21 de janeiro. Foto: Pixabay
A suspensão do processamento de vistos anunciada pelo governo dos Estados Unidos não deve afetar brasileiros que pretendem viajar para a Copa do Mundo, que será realizada nos EUA, México e Canadá.
A medida, revelada nesta quarta-feira (14), atinge apenas vistos de imigrante e não se aplica a vistos de turista ou estudante.
O Brasil está entre os 75 países incluídos na decisão do governo Trump, que determinou a pausa no processamento de vistos de imigrante, como os de trabalho. No entanto, como os vistos de não imigrante não estão abrangidos pela suspensão, viagens para fins turísticos, incluindo a Copa do Mundo, seguem sem alteração.
Segundo um funcionário do governo americano, a suspensão passará a valer a partir de 21 de janeiro. Ainda não há detalhamento oficial sobre como a medida será implementada.
Fontes do governo brasileiro afirmaram ao âncora da CNN Brasil, Gustavo Uribe, que a decisão pegou o Brasil de surpresa. O governo Lula adota uma postura de cautela e aguarda a formalização da medida antes de se manifestar oficialmente.
De acordo com uma fonte do governo dos Estados Unidos ouvida pela correspondente da CNN Brasil em Nova York, Priscila Yazbek, o governo brasileiro não foi comunicado previamente sobre a suspensão.
A decisão ocorre em meio à política de repressão à imigração adotada por Donald Trump desde que retornou à Presidência dos Estados Unidos, em janeiro do ano passado.











