Foto: ASCOM PMLG
Estudantes e a comunidade escolar da rede municipal de ensino se encontram amanhã, 3, para a abertura dos Jogos Escolares, edição 2025. O evento acontece a partir das 8h, com desfile das delegações das escolas participantes entre a sede Prefeitura, Avenida da Uva e do Vinho e o Ginásio de Esportes da Uva e do Vinho. As competições seguem de até 5 de maio nas quadras das escolas.
As modalidades disputadas serão: Basquete, Futsal, Vôlei, Futebol de Campo, Futebol Society, Atletismo, Baleô, Handebol e Xadrez, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil. Estudantes de 10 e 17 anos competirão.
A Diretoria de Esportes da Secretaria de Educação, Cultura, Turismo e Esportes de Lagoa Grande (Seduc) destacou como específicas para a realização dos Jogos Escolares, o incentivo à prática esportiva como direito social básico; o desenvolvimento socioesportivo e cultural entre as escolas; a equiparação técnica dos alunos entre as redes públicas e privadas do município; e a ampliação do acesso dos estudantes ao esporte.
“Através dos jogos é que conseguimos revelar talentos de nossa cidade. Também servem como selecionados para os representantes de Lagoa Grande na fase regional dos Jogos Escolares de Pernambuco”, afirmou o diretor de esportes da Seduc, Gilmar Magnata.
Para o professor Jarbas Câmara, coordenador geral dos Jogos Escolares de Lagoa Grande, a expectativa é de muita disputa sadia, grandes partidas e competição em todas as modalidades. “Além de promover um ambiente social positivo, a prática de esportes nas escolas é um instrumento importante para a formação da cidadania de nossos alunos e alunas”, acrescentou Jarbas.
A secretária de Educação do município, Joseilde Paulino, destaca a importância da iniciativa como parte da política educacional de valorização da juventude. “Os Jogos Escolares são uma grande celebração da educação, da inclusão e do protagonismo juvenil. A gestão da prefeita Catharina Garziera sabe que Investir no esporte é também investir em um futuro mais justo e cheio de oportunidades para nossas crianças e adolescentes”, destacou Joseilde.