Na tarde desta quinta (12/02), secretários municipais assinaram Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público (MP) para garantir festa segura
A dois dias da abertura oficial do “Carnaval Camará 2026 – Nossa Raiz, Nosso Ritmo”, a Prefeitura de Camaragibe assinou, na tarde desta quinta-feira (12/02), um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que define as regras legais da festa junto ao Ministério Público (MP). Estiveram presentes o secretário de Segurança e Ordem Pública, coronel Marcilio Rossini, o controlador-geral, Gabriel Andrade, a presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rosa Santana, e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Inspetor Clóvis Gomes. Pelo MP, assinou o promotor Leandro Guedes Matos.
Entre outras determinações está pactuado que as músicas tocadas deverão não estimular a violência ou o uso de entorpecentes; que serão fechados os bares e restaurantes num raio de 4 quilômetros da área dos polos culturais, até as 2h da madrugada; que deve ser evitada a permanência de crianças e adolescentes que não estejam acompanhadas por um responsável no horário do evento, e que não será permitida a utilização de vasilhames, copos ou garrafas de vidros no evento, devendo ser providenciados recipientes de plásticos pelos organizadores dos eventos.
“Pelo segundo ano consecutivo vamos promover um carnaval muito seguro e tranquilo. Os foliões terão três polos culturais para brincarem com ampla estrutura de serviços, a presença constante das forças de segurança pública, linhas extras de transporte coletivo e pontos de táxi e de motoristas de aplicativos, espaços para alimentação, camarote da acessibilidade e outros serviços. Tenho certeza que toda a população e os turistas terão uma festa histórica. Camaragibe já está consolidada na rota dos grandes eventos culturais de Pernambuco”, declarou o prefeito da cidade, Diego Cabral.
De olho em um evento tranquilo e seguro, a Secretaria de Governo elaborou, junto às demais pastas, uma grande estrutura de serviços para os foliões e turistas durante o período da folia, que vai da sexta-feira (13/02) até a Quarta-feira de Cinzas (18/02). A Terra dos Camarás terá mais de 56 apresentações em três grandes polos culturais montados pela Fundação de Cultura e Turismo nos bairros da Vila da Fábrica (Polos Pernambuco Meu País e Dona Céa) e do Timbi (Polo Mestre Maureliano).
Confira abaixo os principais pontos:
- Segurança Pública: Na segurança, um total de 100 profissionais da Guarda Civil Municipal (GCM), vinculada à Secretaria de Segurança e Ordem Pública (Seseop), farão o monitoramento da festa todos os dias com o apoio de 15 câmeras do sistema de videomonitoramento distribuídas nos três polos culturais e vias de acessos. Além disso, a pasta fará um trabalho de inteligência em tempo real interligado com as polícias Militar e Civil de Pernambuco.
- Mobilidade: Em relação à chegada e saída dos foliões aos polos de animação, a Secretaria de Transporte, Acessibilidade Mobilidade Urbana informou que haverá seis linhas circulares de transporte público coletivo de passageiros partindo dos seguintes bairros: Tabatinga, Bairro dos Estados, Vale das Pedreiras/Jardim Primavera, Quadra 30/Celeiro/Estação Nova/Alberto Maia, Santana/João Paulo II/Céu Azul, e Santa Mônica. Também haverá linhas convencionais partindo de Araçoiaba, Vera Cruz e Chã de Cruz, além da linha complementar 418 (Tiúminha/Camaragibe). Nos dias 15, 16, 17 e 18 os ônibus circularão até as 23h15. Já o ponto de táxi/veículos por aplicativos será no Camará Shopping.
- Assistência de saúde: Já a Secretaria de Saúde definiu a estrutura da seguinte forma: no Polo Pernambuco Meu País a base de apoio terá uma enfermaria com técnicos de enfermagem e uma ambulância. Neste postinho, a população também terá acesso à testagem rápida para as doenças sífilis, HIV e hepatite, além da distribuição de preservativos. Nos demais polos (Mestre Maureliano e Dona Céa) um técnico de enfermagem também estará de prontidão. Inspetores da Vigilância Sanitária ainda circularão nos três polos realizando a fiscalização, com sua base no Polo Pernambuco Meu País. O Hospital Municipal Dr. Aristeu Chaves terá sua equipe de plantão reforçada.
- Empregabilidade: Outra pasta que elaborou um esquema de atendimento para a folia foi a Secretaria de Desenvolvimento Econômico Trabalho e Qualificação Profissional, que estará à frente da organização das atividades comerciais durante o Carnaval realizando a organização dos barraqueiros, gasoseiros e demais comerciantes. Todo o processo de chamamento foi conduzido com responsabilidade e total transparência, garantindo igualdade de oportunidades para que os empreendedores locais possam trabalhar de forma regular, segura e organizada, fortalecendo a economia do município durante a festa.
- Controle urbano: Cerca de 30 agentes da Diretoria de Controle Urbano, vinculada à Secretaria de Políticas Urbanas, Habitação e Meio Ambiente, vão atuar no ordenamento do comércio nos polos culturais e imediações. Em parceria com a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE), Guarda Civil Municipal (GCM) e segurança privada, a equipe manterá bloqueios estratégicos para barrar objetos que ofereçam riscos a foliões e trabalhadores. Vale lembrar: garrafas de vidro não serão permitidas nos espaços das apresentações e devem ser trocadas por vasilhames plásticos.
- Assistência Social: A Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Direitos Humanos, Juventude e Combate à Fome também organizou equipes técnicas para a realizarão de ações de abordagem social com foco na conscientização e proteção de direitos de crianças e adolescentes e ênfase na erradicação do trabalho infantil. O município contará ainda com o “Camarote da Acessibilidade”, garantindo inclusão e conforto para pessoas com deficiência. Haverá também a identificação das crianças que frequentarem o polo principal do Carnaval e um espaço de acolhimento destinado aos filhos dos barraqueiros que trabalhão durante os festejos, com a realização de diversas oficinas, funcionando como uma rede de apoio para que os pais possam trabalhar com tranquilidade.
- Limpeza: Por fim, a Prefeitura Municipal contará com 15 agentes de limpeza em todo o Pátio de Eventos, garantindo bem-estar para os foliões, além de outras equipes distribuídas nos polos Mestre Maureliano e Dona Céa. No apoio à equipe de elétrica, o plantão contará com quatro técnicos no Polo Pernambuco Meu País e mais dois técnicos alternando nos demais polos culturais.









