Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Foto: Márcio Didier

 

Já não tem dia ou hora. Basta chover um pouco e a maré subindo para os moradores da Beira-Mar de Casa Caiada, um dos endereços mais nobres de Olinda, se depararem com uma piscina natural na frente dos seus prédios. A água toma toda a rua e já não se consegue distinguir o que é via ou calçada.

 

Moradores da região, nas proximidades do número 2502 da Avenida Marcos Freire, dizem que essas inundações são novidade. Pessoas que residem há 20 anos no local, afirmam que não ocorriam esses eventos em anos anteriores, o que leva a crer em falta de manutenção nas galerias.

 

 

Essas mesmas pessoas relatam que próximo ao colégio DOM havia o mesmo problema, que foi resolvido por um vereador, que abriu uma via de escoamento para o mar.

 

Os moradores afirmam que já não sabem mais a quem recorrer. Já procuraram a Prefeitura, a Compesa, estão pensando em ir até ao Papa, por acreditar em um milagre para resolver a questão.

 

 

No Edifício Venâncio Barbosa, a água invade a guarita. Para entrar, só molhando os pés. Sorte que a área social do prédio é mais alta.

 

Na maioria dos prédios, no entanto, são improvisadas lombadas nas suas entradas, para evitar que a água invada a recepção social. Entre a beleza e o custo de manutenção de uma área inundada, optaram pela segunda opção.

 

Sobre as inundações, a Prefeitura de Olinda divulgou a seguinte nota:

 

A respeito do acúmulo de água, uma equipe da Secretaria de Gestão Urbana está, neste momento, indo em direção ao local para realizar uma ação de microdrenagem. O serviço tem o objetivo de garantir que a água volte a escoar com facilidade no trecho.

 

Bueiro aberto em Olinda

 

 

Perto dali, na Rua Manoel dos Santos Moreira, os moradores, além das inundações, convivem com um bueiro aberto, cuja tampa foi furtada há vários meses e não foi reposta. Eles temem o perigo sob as águas. Com as inundações o buraco desaparece, levando riscos para os pedestres e para os carros. Para evitar acidentes, moradores usam a criatividade para sinalizar o buraco.

 

Sobre o bueiro, a gestão do município divulgou a seguinte nota:

 

A Prefeitura de Olinda informa que uma equipe técnica realizou uma vistoria na Rua Manoel dos Santos Moreira, em Casa Caiada, e constatou que o bueiro existente na via é de responsabilidade da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa). Equipes da Secretaria de Gestão Urbana vão manter diálogo com a administração do órgão para que o caso seja resolvido.

 

Do Blog Márcio Didier

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.