Dentre os clubes que participarão da competição de futebol feminino, Sport-PE, Confiança-SE, CRB-AL, Botafogo-PB e Fortaleza-CE estão com a presença no gramado confirmada. Foto: Divulgação/FPF
Pernambuco se prepara para escrever um novo capítulo da história do futebol feminino: entre os dias 2 e 11 de outubro, o estado será palco da estreia da Copa Maria Bonita, a maior competição da modalidade já realizada no Nordeste. Nesse torneio inédito, nove clubes, cada um representando um estado da região, entrarão em campo para celebrar o talento das mulheres no esporte. Com Sport-PE, Confiança-SE, Botafogo-PB, CRB-AL e Fortaleza Esporte Clube-CE já confirmados, a copa promete deixar sua marca no cenário esportivo nacional.
As Leoas da Ilha, consideradas as maiores campeãs do futebol estadual com 10 vitórias em campeonatos, entram na disputa mirando o título de melhor time do Nordeste de 2025. “Ficamos muito felizes em disputar a Copa Maria Bonita, um torneio que exalta a nossa região e valoriza o futebol feminino do Nordeste, que é muito qualificado, possui grandes atletas. E representar Pernambuco é motivo de honra e responsabilidade. Estamos trabalhando firmes para ir em busca do título”, afirmou a atacante do time, Gessica Barbosa.
Na Paraíba, as belas do Botafogo levantaram o troféu do Campeonato Estadual três vezes e prometem entrar na Copa Maria Bonita para brigar forte. Em Alagoas, o time feminino do Clube de Regatas Brasil (CRB), um dos mais tradicionais do estado, chega na disputa embalado pelo apoio da torcida para mostrar garra e determinação.
Do outro lado, as meninas dragão do Confiança surgem como um adversário à altura, carregando o título do Campeonato Sergipano Feminino e uma torcida dedicada. Já no Ceará, as jogadoras do Fortaleza Esporte Clube guardam três troféus do Campeonato Estadual e entram na Maria Bonita para mostrar a força do futebol cearense e lutar por mais um título.
Apoio e transmissão
Idealizada por Denis Perucci, a Copa Maria Bonita será sediada em Recife e terá 14 partidas com divisão em três grupos com três equipes cada. Os vencedores de cada grupo e o segundo melhor colocado avançam às semifinais, que antecedem a grande final. “A competição conta com apoio institucional da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), do Governo do Estado de Pernambuco, da Federação Pernambucana de Futebol e da Dupla Comunicação. Também teremos transmissão ao vivo realizada pela Globo, Sportv, GloboPlay, Nosso Futebol e GOAT”, explica Perucci.