Modelo de negócio ganha força entre pequenos varejistas em busca de escala, suporte e competitividade. Foto: Divulgação
Gerenciar uma farmácia de forma independente no Brasil tem se tornado um desafio cada vez maior para os microempresários. A alta carga tributária, a complexidade da legislação sanitária, a concorrência com grandes redes e o acesso limitado a condições comerciais competitivas são apenas algumas das dores enfrentadas diariamente. Além disso, muitos desses empreendedores lidam com dificuldades em gestão financeira, marketing e fidelização de clientes, o que compromete a sustentabilidade do negócio no longo prazo. Em 2024, por exemplo, mais de 1.700 farmácias independentes fecharam as portas no Brasil.
Diante desse cenário desafiador, muitos microempresários têm encontrado no modelo de franquia uma alternativa viável para garantir não apenas a sobrevivência, mas também o crescimento sustentável de seus negócios. E os números do setor reforçam essa tendência: segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias no Brasil cresceu 13,5% em 2024, movimentando R$ 273 bilhões. O segmento de saúde, beleza e bem-estar teve desempenho ainda mais expressivo, com alta de 16,5% no faturamento.
No Nordeste, a movimentação é visível. Em Pernambuco, por exemplo, o programa Farmácia Popular credenciou 53 novas farmácias em 31 municípios em 2025, ampliando o acesso a medicamentos em áreas de baixa renda. Ainda assim, o segmento de farmácias independentes no Brasil lidera tanto a abertura, quanto o fechamento de lojas: 10,9% dos pontos de venda abertos nos últimos dois anos já encerraram as atividades, segundo levantamento da Close-Up International.
É nesse contexto que a Farmais, rede de farmácias pioneira no modelo de franchising, tem apostado suas fichas. A rede, que já soma 250 unidades no Brasil, 80% delas oriundas da conversão de farmácias locais, está acelerando sua expansão em cidades como Salvador (BA), Petrolina (PE), Marechal Deodoro (AL) e Natal (RN) onde já atua, e a expectativa é de abrir até 10 lojas por município, com investimento estimado em R$ 28 milhões na região e geração de 500 novas vagas de emprego.
“A gente tem conversado com donos de farmácias que estão operando com R$ 30 mil ou R$ 40 mil por mês, sem tecnologia, sem apoio e sem escala. Em muitos casos, eles até gostariam de crescer, mas não têm estrutura. A conversão para um modelo franqueado tem permitido a essas farmácias não só sobreviver, mas multiplicar o faturamento”, explica Ricardo Kunimi, CEO da Farmais.
Os resultados são expressivos: enquanto uma farmácia independente costuma faturar entre R$ 24 mil e R$ 92 mil por mês, as unidades franqueadas da rede registram média mensal de R$ 360 mil.
Edivaldo Buossi, franqueado da rede há pouco mais de cinco anos, é um exemplo claro de como a conversão pode transformar o negócio. “Trabalhava no setor há anos, mas sem estrutura para crescer. Cheguei a tentar transformar minha pequena drogaria em uma unidade Farmais, mas na época minha loja não atendia aos requisitos da franquia. Anos depois, surgiu a chance de adquirir uma drogaria que já era da rede, e isso mudou completamente minha trajetória. Cresci rápido e cheguei a abrir 10 lojas da marca”, conta o franqueado.
Além do ganho de escala, os franqueados contam com suporte técnico, acesso a sistemas de gestão, marketing estruturado, treinamentos e condições comerciais mais vantajosas junto à indústria. Em um mercado cada vez mais competitivo, inclusive com a entrada de marketplaces como Amazon e Mercado Livre no setor de medicamentos e higiene, o modelo de franquia tem se mostrado uma alternativa viável para pequenos varejistas que desejam se manter relevantes.
A estratégia da Farmais aponta para um caminho possível de reequilíbrio do setor: ao fortalecer farmácias de bairro com estrutura, escala e suporte técnico, elas não apenas aumentam sua competitividade, como ampliam o acesso da população a produtos e aos serviços de saúde. Mais do que uma tendência, esse pode ser o modelo dominante na próxima fase do varejo farmacêutico nacional.