Mais de 100 jovens já estão trabalhando através do Programa Aprendiz Camará
O prefeito Diego Cabral anunciou que todas as regiões de Camaragibe receberão o programa Jovem Camará, serão no total 400 novas vagas para capacitação dos jovens do município. A formação começa em outubro.
Na primeira edição, que aconteceu em julho, foram formados 120 aprendizes. Desses, mais de 100 já estão trabalhando. O anúncio das novas vagas aconteceu durante o primeiro Seminário Juventude e Participação Social, que reuniu mais de 140 jovens nesta quarta, 24, no auditório da Secretaria de Educação.
O Prefeito destacou a importância das políticas afirmativas para a juventude. “Nós sabemos das dificuldades para se conseguir o primeiro emprego, a gente precisa manter os jovens longe do mundo das drogas e do crime, dando oportunidades de formação e intermediando o ingresso dessa população no mercado de trabalho. Eu me sinto muito feliz por estar executando esse projeto. Em nove meses são mais de 100 jovens empregados, seguiremos trabalhando para que em quatro anos, mais de 500 consigam seu primeiro emprego”, disse Cabral.
Diego também reafirmou o compromisso com políticas públicas para as juventudes. “Vamos criar o Conselho da Juventude, que será uma forma de garantir que as juventudes participem da construção e garantia de direitos, com discussões envolvendo o executivo, o legislativo, a sociedade civil. Vocês precisam estar por dentro de tudo o que acontece no país”, afirmou o prefeito.
Aos 18 anos, Bruno Gabriel é um exemplo de que estar antenado. Ele foi um dos 120 jovens que participaram da primeira edição do curso do Jovem Camará e há poucos dias conseguiu o seu primeiro emprego, que começa na próxima segunda-feira. “Estou completando os 10 dias de ambientação pela Rede Cidadã e estou muito ansioso e feliz com o meu primeiro emprego. Quero adquirir conhecimento, aprendizado, para levar para minha vida profissional”, planeja Bruno que ainda pretende fazer uma graduação na área de Tecnologia e depois se especializar.
O gerente de Juventude e Direitos Humanos da Prefeitura, Ronald Santos, explicou que o cadastro para as novas vagas no curso de formação estará disponível a partir da segunda quinzena de outubro. “As aulas vão acontecer nas cinco RPAs. Todas as informações detalhando datas e locais serão divulgados nos canais oficiais da prefeitura”, garantiu Ronald.
Também presente no seminário, o deputado estadual João de Nadegi disse que Camaragibe ganhará uma Casa da Juventude nos próximos meses. “Já pactuamos com a governadora Raquel Lyra e, em breve, os jovens terão um espaço de convívio e com cursos e laboratórios de audiovisual, informática, multimídia e equipamentos esportivos”, antecipou João.
Participaram do seminário ainda a vice-prefeita, comandante Débora, os secretários de Administração, Paulo Freitas, de Assistência Social, Marcos Leite, de Educação, Iran Escobar, de Esportes Neto Fonseca o fundador do Qualifica Jovem Adriano Diniz, e os vereadores Clara Cabral, a mais jovem eleita na história de Camaragibe e Júlio Soares. Depois da abertura aconteceram duas mesas de conversa que discutiram o papel da juventude na luta contra a desigualdade de gênero e juventude e participação social.