Unidades educacionais serão erguidas nos bairros de Aldeia e Cosme e Damião e são parte do programa Juntos pela Educação, do Governo de Pernambuco. Foto: Carol Bezerra
Camaragibe vai ganhar um reforço de peso na Educação Básica. Nesta quarta-feira (19/02), o prefeito do município, Diego Cabral, participou de uma solenidade no Palácio do Campos das Princesas, sede do Governo de Pernambuco, e assinou a ordem de serviço para a construção de duas novas creches municipais, como parte do anúncio feito pela governadora Raquel Lyra. As unidades educacionais serão erguidas nos bairros de Aldeia e Cosme e Damião.
“A Primeira Infância, de zero a cinco anos, é a fase mais importante da Educação Básica, na qual as crianças desenvolvem suas capacidades cognitivas e iniciam a base escolar. E isso começa com as creches, que são essenciais para que os pais que trabalham deixem seus filhos em segurança, com profissionais capacitados para essa tarefa. A governadora Raquel Lyra tem sido muito sensível às nossas demandas e o povo de Camaragibe agradece essa grande contribuição para a educação”, declarou Diego Cabral.
Segundo a Secretaria de Educação, as duas novas creches fazem parte do programa Juntos pela Educação, realizado pela Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco (SEE) em parceria com a Secretaria de Projetos Estratégicos (Sepe) e a Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), e que vai ampliar a oferta de vagas na rede pública de Educação Infantil.
“Sem dúvida, trata-se de um importante investimento que chega, através da articulação entre o prefeito Diego Cabral e o Governo de Pernambuco, para auxiliar na melhoria dos nossos indicadores educacionais de Camaragibe. A Primeira Infância é determinante para a formação educacional das crianças e essas creches terão um papel fundamental na redução do déficit de vagas no município”, afirmou o secretário de Educação, Mauro Silva.
Os novos Centros de Educação Infantil serão totalmente acessíveis e modernos, projetados com dez salas de aula e áreas administrativa, educacional, de serviço e lazer, todas interligadas por um grande pátio central que servirá também como refeitório. Os terrenos onde as creches serão construídas têm 60×40 metros, com área construída de 1.410,07 metros quadrados por unidade, garantindo a infraestrutura necessária para o bom funcionamento dos centros.
“Nosso compromisso é construir 250 creches em Pernambuco e Camaragibe não poderia ficar de fora. Nós vamos entregá-las mobiliadas para os municípios e vamos pagar o primeiro ano de funcionamento delas até que venham recursos do Governo Federal. Isso só se fez pela confiança dos prefeitos e prefeitas, que assinam com a gente um convênio, que acreditam na nossa proposta de fazer a diferença em Pernambuco, garantindo as crianças na escola desde cedo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.