Search

Diego Cabral consolida crescimento na reta final e chega firme para vencer as eleições em Camaragibe

Compartilhe esta matéria

Candidato a prefeito pelo partido Republicanos foi o que mais elevou o percentual das intenções de voto nos últimos meses, em relação aos adversários, e praticamente vai sacramentando a vitória nas urnas no próximo domingo (6). Foto: Divulgação

 

Faltando apenas três dias para as eleições municipais, o candidato a prefeito de Camaragibe pelo partido Republicanos, Diego Cabral, consolidou seu crescimento na reta final da disputa e vai sacramentando a vitória nas urnas no próximo domingo (6).

 

Diego, que começou com 6,6% nas pesquisas, segundo o Instituto Datatrends, alcançou 31% na pesquisa do Instituto BigData, divulgada nesta quinta-feira (3).

 

Enquanto isso, seu principal adversário, que no começo das enquetes chegou a marcar 47% segundo o Instituto Datatrends, desta vez não conseguiu passar de 35%, segundo o Instituto BigData.

 

As pesquisas mais recentes, inclusive, corroboram o cenário das ruas: o republicano foi o que mais cresceu nas intenções de votos nos últimos meses, em relação aos adversários.

 

Em dezembro de 2023, um levantamento do Instituto DataTrends mostrava o pré-candidato Diego Cabral apenas em quinto lugar nas intenções de voto, com 6,6%, atrás dos concorrentes Jorge Alexandre (Podemos), com 35,9%, Bosco Silva, com 14,2%, Renê Cabral (UB), com 11,4%, Paulo André, com 7,1%, Délio Júnior (PSB) com 3%, e Ednaldo Júnior (PSB), com 2,5%. Nesta pesquisa, brancos e nulos somaram 14,3% e não sabe ou não quis opinar, 5%.

 

Vale ressaltar que antes da virada do ano ainda não haviam sido oficializadas as coligações e a pesquisa avaliou apenas um cenário hipotético. Das alternativas avaliadas até então, quatro nomes foram rifados da disputa: Renê Cabral, Paulo André, Délio Júnior e Ednaldo Júnior acabaram não tendo seus nomes chancelados para concorrerem no pleito deste ano.

 

Em março de 2024, o ex-prefeito Jorge Alexandre chegou a aparecer com 47% das intenções de voto em nova pesquisa do Instituto DataTrends, com Diego Cabral pontuando 13%, ou seja, o republicano já havia dobrado o percentual e ganhava cada vez mais espaço na preferência dos eleitores, um sinal de teria ainda muito chão para percorrer e crescer. Nesse levantamento, Bosco Silva aparecia com 10%, numericamente empatado com Paulo André, seguidos de Ednaldo Júnior (4%), Severo (2%), e Juiz Luiz Rocha (1%). Brancos e nulos somaram 9% e não sabe ou não respondeu, 4%.

 

Já no mês de julho, a pré-candidatura de Diego Cabral, apoiada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, pelos três senadores pernambucanos, Teresa Leitão (PT), Humberto Costa (PT) e Fernando Dueire (MDB), pelos deputados federais Carlos Veras (PT) e Pedro Campos (PSB), e pelo prefeito do Recife e candidato a reeleição, João Campos (PSB), mudou de panorama e passou a ser a preferida entre os eleitores.

 

Uma nova pesquisa do instituto Certifica Consultoria e Pesquisa apontou que Diego Cabral teve um crescimento vertiginoso e atingiu o percentual de 25% das intenções de voto, representando um aumento substancial de 12 pontos percentuais em relação ao último levantamento. Já o adversário Jorge Alexandre desidratou drasticamente, caindo 47% para 30%. Em terceiro lugar, com 12%, apareceu Bosco Silva, seguido de Felipe Dantas (PL), com 6%, e Juiz Luiz Rocha, com 2%. Foram registrados 10% de brancos e nulos, 9% de indecisos e 1% não respondeu.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.