Festa, organizada pela Fundação de Cultura de Camaragibe, levou uma multidão às ruas e não registrou nenhuma ocorrência grave de violência
O público recorde de mais de 32 mil pessoas registrado na última quarta-feira, 18, no Pátio de Eventos, reflete o sucesso do Carnaval 2026 em Camaragibe. A Prefeitura divulgou nesta sexta, 20, um balanço das principais ações realizadas durante os dias de festa. O prefeito Diego Cabral fez uma análise dos resultados. “Acreditamos que a população aprovou o modelo adotado pela gestão, as pessoas foram às ruas, com uma média de público de 25 mil, por dia; se divertiram na paz, não houve ocorrência grave, e a festa movimentou a economia da cidade com a circulação de mais de R$ 20 milhões e geração de emprego e renda. Agora é aprimorar esse modelo para as próximas festividades. Já estamos pensando no aniversário da cidade”, adiantou Diego.
Durante seis dias, os 3 polos principais realizaram mais de 50 apresentações, que mesclaram a valorização da cultura popular, os artistas da terra e nomes regionais e nacionais. A presidente da Fundação de Cultura e Turismo, Rosa Santana, ressalta a importância da festa para fortalecer o pertencimento das pessoas. “Camaragibe é uma cidade rica em cultura e ecoturismo e, às vezes, os moradores não se dão conta desse potencial. Ao trazer artistas nacionais para dialogar com os nossos e fortalecer os patrimônios locais, estamos mostrando também para quem mora aqui como o nosso carnaval é ímpar”, defende Rosa.
Mesmo com a grande circulação de pessoas, as ocorrências policiais registraram apenas uma única agressão. Os maiores registros foram de apreensão de drogas (44), armas brancas (15) e motos irregulares (08). O serviço de segurança foi coordenado pela Secretaria de Segurança e Ordem Pública em conjunto com a Guarda Municipal, Controle Urbano e Segurança Privada que, ao lado da Polícia Militar de Pernambuco, fizeram barreiras de acesso aos polos. Também foi montada uma Central de Segurança de Vídeomonitoramento com câmeras instaladas nos centros de animação.
Na geração de ocupação temporária foram beneficiadas 80 famílias, entre ambulantes, barraqueiros e gasoseiros. Segundo informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Qualificação Profissional, relatos feitos pelos comerciantes foram de sucesso de vendas, havendo dias em que toda a mercadoria foi completamente comercializada.
Na área da Assistência Social, a Central de Acolhimento recebeu 36 crianças filhas dos barraqueiros e gasoseiros que trabalhavam no Carnaval. Elas chegavam às 17h, para que os pais conseguissem organizar as barracas para às vendas, e ficavam é às 03 da manhã. Neste período elas participaram de várias oficinas como confecção de máscaras de carnaval, estandarte, pintura. Também puderam brincar com jogos, como quebra cabeça, jogo da memória, amarelinha, pula-pula, twist. Além disso, havia um espaço para descanso bem aconchegante, onde também aconteceram sessões de cinema As crianças recebiam jantar e lanche e foram acompanhadas por uma equipe profissional composta por assistentes e educadoras sociais, psicólogas, enfermeiras e bombeiro civil.
A Secretaria de Saúde registrou cerca de 142 atendimentos, destes, 24 foram levados para unidades de saúde, e liberados depois. Foram realizados 136 testes rápidos de HIV, sífilis e Hepatites.
Carnaval de Camaragibe 2026 – Em números
Duração: 6 dias
Apresentações: Mais de 50
Público: 25 mil pessoas/dia, em média; recorde 32 mil na quarta-feira
Atendimentos Médicos: 142
Acolhimento de Crianças: 120
Ocupação temporária: 80
Homicídio: 00
Apreensão de Arma de Fogo: 00









