Tema foi debatido nesta segunda com os 656 profissionais de ensino do município. Foto: Lins Andrade/PMCg
O prefeito Diego Cabral participou da abertura do ano letivo para os docentes da rede municipal de Camaragibe nesta segunda, 02. Os profissionais de ensino se reuniram no seminário “Educação antirracista: construindo práticas que valorizam a diversidade”, promovido pela Prefeitura, através da Secretaria de Educação em parceria com o Instituto Pró-Cidadania. Diego destacou os avanços alcançados no primeiro ano de gestão, como a contratação de 215 novos professores e a conquista do Selo Prata do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, apesar dos desafios e deu as boas-vindas aos profissionais.
“Quem faz educação faz com amor, com carinho. O professor tem uma missão de vida, formando cidadãos que vão construir o futuro da cidade. Me sinto muito honrado e feliz por ter uma educação que trata igualitariamente todos de Camaragibe. Seguiremos, do lado de cá, procurando melhorar a estrutura das escolas. Logo, estaremos com as unidades 100% climatizadas. Na semana que vem todos os estudantes vão receber a bolsa com kit escolar”, afirmou o prefeito.
O secretário de Educação, Iran Escobar, fez uma retrospectiva das ações realizadas em 2025. “Encerramos o ano passado com todas as escolas com coordenação pedagógica; criamos um Grupo de Trabalho para discutir a questão racial; instalamos uma coordenação municipal de normatização, para garantir direitos e deveres em prol de uma educação de qualidade; entregamos o fardamento completo; fomos campeões do projeto Ler de Carreirinha; ampliamos a contratação de estagiários para Educação Inclusiva, também adquirimos abafadores de ruído; numa parceria com a Universidade de Pernambuco, 80 estudantes da nosso rede municipal foram os primeiros a fazer o “Voo Tecnológico”, elencou o secretário.
“Hoje nós começamos o ano letivo de 2026 e convidamos vocês para fazermos um debate temático pedagógico sobre o antirracismo. O município está organizado para começar as aulas no próximo dia 04”, continuou Iran, completando que esse ano mais 15 professores foram convocados, a educação inclusiva vai ganhar um ônibus, mais cinco escolas estão oferecendo o ensino integral e duas novas creches vão ser entregues: uma em Aldeia em abril e outra em Areeiro, em setembro.
O seminário “Educação Antirracista: construindo práticas que valorizam a diversidade” acontece durante todo o dia e terá palestras com Ivanildo Carvalho, Professor da UFPE, e Benilda Brito, conselheira do Conselho Nacional de Combate à Discriminação/MJ, com mediação de Janaína de Lima Barros, professora e gestora da SECED/Camaragibe.
Participaram a mesa de abertura o secretário de articulação da Secretaria Executivo de Educação de Pernambuco, Natanael Silva, a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Camaragibe, Magda Bias, os secretários de Administração, Paulo Freitas, de Articulação Política e Social, Mozart Nascimento e de Planejamento e Monitoramento da Gestão, Wagner Maciel.









