Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Terra dos Camarás foi a primeira cidade de Pernambuco escolhida pela universidade para imersão em ferramentas virtuais, como chatbot e Inteligência Artificial (IA). Turma inicial de 40 alunos começou o curso nesta segunda-feira (29/09)

 

O prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, participou, nesta segunda-feira (29/09), da aula inaugural do projeto “Voo Tecnológico”, uma parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, e a Universidade de Pernambuco (UPE). A Terra dos Camarás foi a primeira cidade pernambucana escolhida pela instituição de ensino superior para receber o curso, cujo objetivo é estimular a pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica, formando, capacitando e incluindo jovens na área de tecnologia.

 

As aulas serão ministradas durante duas semanas, às segundas, quartas e sextas-feiras no Instituto de Inovação Tecnológica (IIT) da UPE, no bairro da Várzea. A primeira turma com 40 alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal São José, de Aldeia, teve na tarde de hoje seu primeiro contato com teorias de ferramentas tecnológicas como chatbot e Inteligência Artificial (IA). No total, segundo a Secretaria de Educação de Camaragibe, mais de 400 jovens da cidade passarão pela formação técnica.

 

“Muitos estudantes sofrem exclusão digital e falta de acesso a ferramentas tecnológicas, o que dificulta sua formação e inserção no mercado de trabalho. Vocês estão tendo uma oportunidade única de adquirir muito conhecimento que será determinante na carreira profissional de cada um, aproveitem todas as aulas. Eu agradeço à UPE, na pessoa da professora Márcia Macedo, que não mediu esforços para que essa parceria acontecesse. Nosso compromisso é esse, melhorar cada vez mais a educação de Camaragibe”, disse Diego Cabral, após visitar as dependências do IIT-UPE.

 

De acordo com a professora Márcia Macedo, coordenadora do IIT-UPE, o projeto “Voo Tecnológico” vai possibilitar aos alunos a oportunidade de conhecerem noções teóricas de ferramentas e plataformas tecnológicas, como, por exemplo, o chatbot e Inteligência Artificial (IA) e, principalmente, botar a mão na massa, ou seja, praticar o aprendizado para que possam futuramente desenvolver suas habilidades na carreira profissional. Ela explicou que a trilha de cursos práticos e inovadores aborda conteúdos distintos, como introdução à IA (desde os fundamentos até conceitos básicos de Machine Learning e introdução à programação Python), introdução ao chatbot e ferramentas de criação (como Dialogflow e Chatfuel), programação, redes sociais e empreendedorismo digital.

 

“O foco deste projeto são jovens que muitas vezes estão sem perspectivas, a ponto de deixarem os estudos, levando o ambiente universitário para que eles tenham contato com a universidade e sintam-se estimulados a estudar. Nós da UPE estamos muitos felizes com essa parceria com a Prefeitura de Camaragibe, em ser a primeira cidade pernambucana a receber o projeto. Que todos absorvam muito conhecimento, pois essas aulas podem ser o começo de um futuro melhor para cada um”, frisou Márcia Macedo.

 

O secretário de Educação de Camaragibe, Iran Escobar, ressaltou que o conteúdo abordado no projeto terá ainda oficinas colaborativas e será ministrado por alunos de graduações de tecnologia da universidade, na qualidade de instrutores, e monitorados por professores da UPE. A Prefeitura de Camaragibe arcará com o transporte dos estudantes durante toda a formação e após a conclusão os estudantes receberão a certificação em áreas específicas, alinhados às demandas do mercado local.

 

“Essa parceria com a UPE é uma oportunidade essencial para muitos estudantes que ainda não escolheram a profissão que desejam seguir, pois se trata de uma das universidades mais conceituadas do país. A Prefeitura Municipal abraçou esse projeto, fornecendo o transporte para os alunos e dando o apoio necessário para que todos aproveitem da melhor forma. Agrademos à universidade pela escolha de Camaragibe como primeira cidade a receber o projeto e temos convicção de que ele será muito importante para todos os alunos”, afirmou Iran Escobar.

 

Com o “Voo Tecnológico”, segundo a UPE, a universidade estadual fortalece a sua atuação integrada entre ensino, pesquisa, extensão e inovação, ampliando o acesso ao conhecimento e contribuindo para o desenvolvimento social e tecnológico de Pernambuco. Após a conclusão do curso, além dos certificados que os estudantes receberão, o prefeito de Camaragibe também ganhará o selo “Prefeito amigo da tecnologia”.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.