Search

Compartilhe esta matéria

Chico Kiko (PSB) pediu vista do requerimento de Gilson Filho (PL), após responder aos concurseiros que aguardavam a nomeação há meses. “A política importa mais do que a vida dos recifenses”, afirmou Gilson. Foto: Francisco Silva

 

Na sessão desta terça-feira (18) na Câmara Municipal do Recife, o vereador Gilson Filho (PL) apresentou um requerimento solicitando que a Prefeitura do Recife convocasse os candidatos aprovados no concurso público e na seleção pública para a Secretaria de Saúde do município. O pedido de Gilson Filho tem como foco a recomposição do quadro de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ASACE), devido à urgência da situação.

 

No entanto, a votação do requerimento foi adiada após o vereador Chico Kiko (PSB) pedir vista do documento, frustrando os concurseiros que compareceram ao plenário em busca de respostas. A decisão movida pela revolta entre os aprovados, que está há meses aguardando uma posição da prefeitura e enfrentando dificuldades para conseguir reuniões com representantes da Secretaria de Saúde. Segundo os concurseiros, há pelo menos oito vagas na massa devido a exonerações, óbitos e aposentadorias, e essas cargas ainda não foram preenchidas, mesmo com a homologação do concurso realizado em 25 de maio de 2024.

 

Para Gilson Filho, o pedido de vista foi uma estratégia de manobra para adiar uma resposta que já deveria ter sido dada há muito tempo. “É um absurdo o que o vereador fez com eles. Estou indignado por isso, e acredito que eles são muito mais. Isso só mostra que a política é mais importante do que a vida dos recifenses”, declarou Gilson.

O vereador também destacou que a atitude de Chico Kiko demonstra um boicote à oposição, já que ele, sendo membro do PSB, pediu vista do requerimento apresentado pelo PL sem justificativa plausível. “Os concurseiros vieram aqui para obter uma resposta e foram ignorados mais uma vez. O pedido de vista apenas protela algo que já deveria ter sido resolvido. Essas pessoas precisam trabalhar, e a cidade precisa desses profissionais”, afirmou Gilson.

 

Agora, os concurseiros terão que esperar mais uma semana para que o requisito volte à pauta e seja votado. A expectativa é que a prefeitura e os vereadores da base governamental se sensibilizem com a urgência da situação e aprovem uma indicação para garantir a convocação dos aprovados o quanto antes. Enquanto isso, os candidatos seguem na incerteza, sem respostas concretas e dependendo de decisões políticas que, segundo eles, estão acima das necessidades reais da população recifense.

 

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.