Foto: Yacy Ribeiro/Secom
A governadora Raquel Lyra foi homenageada, nesta quarta-feira (8), com a Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire, concedida pelo Conselho Estadual de Educação de Pernambuco. A 15° edição da premiação ocorreu na Academia Pernambucana de Letras, na Zona Norte do Recife, em reconhecimento às pessoas e instituições que se destacam pelos serviços prestados em favor da educação, cultura e direitos humanos. A comenda também foi recebida pela vice-governadora Priscila Krause e outras seis personalidades.
“Conseguimos garantir a transformação de verdade no Estado através da Educação. Por isso, estamos realizando o maior investimento na educação pública de Pernambuco, destinando R$ 5 bilhões, demonstrando que melhorar a qualidade de ensino, a estrutura das nossas escolas, é prioridade. Por meio do Conselho Estadual de Educação, recebemos esse reconhecimento ao lado de muitas pessoas que dão uma rica contribuição ao nosso Estado. Agradeço por essa homenagem e a todos que tanto trabalham no chão das nossas escolas todos os dias”, destacou a governadora Raquel Lyra.
Em seu discurso, a vice-governadora Priscila Krause também agradeceu pelo reconhecimento. “O que fazemos em Pernambuco, por meio das nossas políticas de saúde, segurança, defesa dos direitos da mulher e o desenvolvimento econômico, se destaca, sobretudo, pelas nossas políticas de educação. Temos o compromisso de educar para que o povo pernambucano tenha esperança e construa, junto conosco, o futuro que todos merecemos”, disse.
A Medalha de Mérito Educacional Professor Paulo Freire foi criada em 1997 e faz referência ao legado deixado pelo patrono da educação brasileira. “Estamos representando bem nosso Estado por meio desses homenageados. Parabenizo o Conselho Estadual da Educação pelo movimento e pelas escolhas. Por meio do processo inclusivo que representa Paulo Freire e toda a sua dinâmica didática, conseguimos ter uma educação de qualidade e plural em Pernambuco”, comentou o secretário de educação de Pernambuco, Gilson Monteiro.
Presente na cerimônia, o deputado estadual Renato Antunes, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Esportes e Lazer da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), destacou o empenho de todos os agraciados. “Este é um reconhecimento a todos os que fazem a educação nas escolas, mas também àqueles que fazem políticas públicas. E aqui, em nome da Assembleia Legislativa, estendo a gratidão e a homenagem a todos os que foram agraciados, especialmente a governadora, por estar mudando a realidade nas nossas escolas, tanto na parte de infraestrutura, mas também na parte pedagógica”, pontuou.
Fundado em 1963, o Conselho Estadual de Educação de Pernambuco (CEE/PE) é o órgão normativo, deliberativo e consultivo do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco. “Para nós, conselheiros, o momento nos oportuniza o reconhecimento de um trabalho, dedicação e de uma gestão que olha para a educação como um todo”, comentou o conselheiro estadual de educação do Estado, Natanael Silva.
Compareceram à cerimônia o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, a secretaria em exercício de Ciência, Tecnologia e Inovação, Teresa Maciel, o presidente da Academia Pernambucana de Letras, Lourival Holanda, além da jurista e acadêmica Margarida Cantarelli.
Confira, abaixo, as personalidades e instituições homenageadas:
– Benita Spinelli representando o serviço ProMaria, do Centro Universitário Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam);
– Maria Fernanda Pimentel, representando a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe);
– José Ricardo Diniz, representando o Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino no Estado de Pernambuco (Senepe-PE);
– Maria das Graças Soares da Costa, reitora da Unifafire;
– Maria Joselma do Nascimento Franco, professora do Centro Acadêmico do Agreste (CAA), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE):
– Delma Evaneide Silva, coordenadora do Centro de Educação Popular Assunção (Cepa).