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Governo de Pernambuco lança nova versão do Portal PE Cidadão

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O Governo de Pernambuco lançou na manhã desta quarta-feira (06), durante o Gov In Play, a nova versão do Portal PE Cidadão. O principal canal de serviços públicos do governo foi aprimorado para facilitar a obtenção de informações seguras e o acesso centralizado aos serviços. O portal conta com mais de 600 serviços públicos disponíveis, entre eles mais de 200 serviços digitais.

 

A nova versão do Portal PE Cidadão chega para a população com ajustes que vão promover a eficiência no atendimento ao público por meio de uma navegação mais simples e intuitiva. Após as mudanças, o novo portal contará com: navegação facilitada por meio de uma interface que segue o novo padrão visual digital do Governo de Pernambuco; acesso simplificado aos serviços, com orientações revisadas e simplificadas do que são os serviços e como realizar todas as etapas; maior facilidade e rapidez no acesso e no acompanhamento de agendamentos de serviços públicos de atendimento; e busca pelos serviços públicos facilitada com a reorganização e redução de categorias dos serviços.

 

As melhorias do PE Cidadão foram implementadas pela Secretaria de Administração (SAD), por meio da Secretaria Executiva de Transformação Digital (SETD) e da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE). A secretária de Administração de Pernambuco, Ana Maraíza, destaca a importância dessa iniciativa. “A partir do novo portal, a população terá acesso mais eficiente e seguro aos serviços públicos oferecidos pelo governo. Isso demonstra o compromisso da gestão estadual para que os cidadãos e cidadãs possam fazer uso de cada serviço disponibilizado no PE Cidadão”, ressalta a titular da pasta.

 

Para garantir o acesso adequado da população aos serviços, a nova versão do portal foi baseada no conceito “celular em primeiro lugar”, que guia a construção de projetos pensando no acesso prioritário por dispositivos móveis. De acordo com o secretário Executivo de Transformação Digital da SAD, Miguel Gaia, “mais de 70% dos acessos atuais ao Portal de Serviços do Estado são realizados através do celular. Por isso, a nova versão do portal foi pensada para se moldar às necessidades da população e é apenas o início de uma série de evoluções que estão por vir. Estamos em constante melhoria e a população também pode contribuir conosco”, afirma o Executivo.

 

O presidente da ATI-PE, Allan Araújo, ressalta que a novidade é o primeiro passo para a criação da Plataforma de Serviços Digitais do Governo de Pernambuco, que integrará serviços e dados dos cidadãos e cidadãs. “Isso permitirá ao governo conhecer as expectativas e as necessidades da população. Assim, Pernambuco poderá ter serviços e políticas públicas ainda mais eficientes e eficazes”, afirmou.

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