Search

Compartilhe esta matéria

Em cinco dias, a Caravana percorreu nove cidades, reunindo profissionais das UBSs e UPAEs. 

 

Parceria entre as secretarias estaduais de Saúde (SES-PE) e de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI/PE), por meio do Procape/UPE, promoverá capacitação itinerante para médicos e profissionais de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e das Unidades Pernambucanas de Atenção dada (UPAEs), com foco na linha de cuidado – que vai do diagnóstico até o tratamento e controle adequados – da Hipertensão. A Caravana de Qualificação em Hipertensão começa na próxima segunda-feira (31/03), às 8h, no Recife, e se deslocará por outras nove cidades-sede das Gerências Regionais de Saúde (Gerês) até o dia 4 de abril.

 

O evento de lançamento da Caravana de Qualificação aconteceu no auditório do Procape. Logo após o evento, os profissionais inscritos pelos gestores de saúde locais irão participar da capacitação ministrada pelo coordenador do projeto, o médico cardiologista e coordenador do Serviço de Hipertensão e Prevenção Cardiometabólica e Renal do Procape, Audes Feitosa.

 

Um dos objetivos da realização da Caravana é promover a educação continuada dos profissionais da atenção primária e especializada de Pernambuco, evoluir para fortalecer o diagnóstico precoce, a adesão ao tratamento e o manejo adequado da doença, aliado a um atendimento mais atualizado e atualizado para os pacientes hipertensos, contribuindo ainda para melhorar os estudos clínicos na atenção à hipertensão arterial, reduzir consequências e melhorar os recursos da rede de saúde estadual, proporcionando um atendimento mais eficiente e acessível para a população pernambucana.

 

” A hipertensão arterial é um dos maiores desafios de saúde pública, impactando toda a rede de atendimento, desde a atenção primária até os níveis mais complexos do sistema. Um paciente hipertenso sem acompanhamento adequado pode evoluir para complicações graves, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto do miocárdio, insuficiência renal e cardíaca, aumentando significativamente a demanda por atendimentos de urgência, internações prolongadas e custos hospitalares “, reforça o médico cardiologista, Audes Feitosa.

 

Em cinco dias, além da I Regional, sediada no Recife, a iniciativa será levada aos profissionais lotados em cidades do entorno de Caruaru (IV Gerês), Garanhuns (V Gerês), Arcoverde (VI Gerês), Afogados da Ingazeira (X Gerês), Serra Talhada (XI Gerês), Salgueiro (VII), Ouricuri (IX Gerês) e Petrolina (VIII Gerês).

 

Aliado à capacitação presencial, haverá um conjunto de mentorias semanais, todas as segundas-feiras das 14h às 16h, via Google Meeting da UPE (NUTES/PROCAPE), com foco na atualização contínua e suporte técnico aos médicos e equipes de saúde. Este momento será liderado pelos especialistas da Universidade de Pernambuco (UPE): Audes Feitosa (Cardiologista), Rodrigo Bezerra (Nefrologista) e Fábio Moura (Endocrinologista).

 

Durante a condução da mentoria, os especialistas irão abordar temas como: Diagnóstico precoce e estratificação de risco cardiovascular; Tratamento personalizado e manejo farmacológico atualizado; Monitoramento domiciliar e novas tecnologias de hipertensão; Estratégias para melhorar a adesão ao tratamento e Fluxos assistenciais e integração da rede de atenção.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.