Foto: Newton Cerezini/Seplag-PE
Uma iniciativa desenvolvida pelo Governo de Pernambuco para mapear o desempenho escolar dos estudantes da rede pública estadual venceu, nesta quinta-feira (31), o 28º Concurso Inovação no Setor Público, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), no voto popular e júri técnico. A ferramenta, denominada Relatório dos Estudantes com Tendência à Reprovação (Power RETRE), foi criada pelo Núcleo de Gestão para Resultados da Educação da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag), em parceria com a Secretaria de Educação e Esportes (SEE).
O Power RETRE, que já está sendo utilizado em praticamente toda a rede de ensino do Estado, consegue identificar estudantes que têm maior tendência à reprovação. Com isso, gestores e professores podem agir de maneira mais assertiva junto aos alunos ao longo do ano letivo, evitando, assim, a reprovação.
“Ter boas escolas, com merenda, material escolar e fardamento de qualidade são uma grande preocupação do nosso governo, mas não as únicas. Queremos que os nossos alunos tenham um bom desenvolvimento pedagógico e o Power RETRE tem se mostrado um excelente aliado para alcançarmos esse objetivo. Os troféus que recebemos hoje são o reconhecimento do excelente trabalho que os nossos servidores têm realizado em benefício dos jovens pernambucanos”, destacou a governadora em exercício Priscila Krause.
Uma equipe da Seplag esteve em Brasília nesta quinta para receber a premiação. “Apesar de existir há um tempo, foi na atual gestão que o Power RETRE ganhou nova cara, pois agregamos informações sociais a ele, como dados de cor, sexo e área onde o estudante vive, por exemplo. Antes não havia esses recortes, mas com essas informações estratificadas conseguimos ser mais assertivos na abordagem a esses alunos. É uma iniciativa inovadora do Governo de Pernambuco que já tem ajudado muito na melhoria da qualidade da nossa educação pública”, explicou Eduardo Nascimento, gerente-geral de Gestão para Resultados da Educação da Seplag.
O Concurso – Criado pela Enap em 1996, o Concurso Inovação no Setor Público tem o objetivo de estimular a cultura da inovação no serviço público. Em 28 anos, já premiou mais de 449 iniciativas. Em 2024, mais de 600 iniciativas de todo o Brasil foram inscritas.