Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Em um movimento importante para o Sertão pernambucano, o município de Itacuruba recebeu o Primeiro Fórum de Políticas Públicas e Segurança Pública para a População LGBTQIAPN+, uma iniciativa que marca um ponto de inflexão no diálogo entre o poder público municipal e a comunidade LGBTQIAPN+. Promovido pela Rede LGBT do Interior, Rede de Mulheres LBT’s Sertanejas de Pernambuco e o Coletivo Aquárius, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Juventude, o encontro abriu espaço para o debate sobre cidadania, enfrentamento à violência e formulação de políticas públicas voltadas à proteção dessa população historicamente marginalizada.

 

A mesa de abertura contou com a presença do prefeito Juninho Cantarelli e da vice-prefeita Claudinha de Romero, além da secretária de Desenvolvimento Social, Mulher e Juventude, Inalda Carvalho Teles, que destacou o simbolismo do evento: “Este Fórum não é apenas um marco para Itacuruba, é um chamado à responsabilidade. Estamos aqui para ouvir, construir e garantir que nenhuma pessoa LGBTQIAPN+ seja deixada para trás”, afirmou.

 

Segundo a gestora, o município tem buscado consolidar uma agenda de inclusão e segurança, com foco em ações intersetoriais e na ampliação do diálogo com a sociedade civil. “A segurança pública precisa ser pensada de forma transversal. Aqui estamos abrindo caminhos para políticas que respeitem a diversidade e garantam a dignidade”, completou Inalda.

 

Cerca de 60 representantes de organizações sociais, lideranças comunitárias, movimentos LGBTQIAPN+ e integrantes de diferentes secretarias municipais participaram da atividade, que contou ainda com o apoio do Fundo Brasil de Direitos Humanos e do Fundo Elas+. Além de promover a troca de experiências entre ativistas e gestores públicos, o Fórum teve como objetivo central a formulação de estratégias para o enfrentamento da violência de gênero e da LGBTfobia, com foco na realidade local. Representantes do Conselho Estadual LGBTQIAPN+ de Pernambuco, da Polícia Militar e lideranças indígenas e parlamentares também contribuíram para o debate.

 

A coordenação da Rede do Interior e da Rede de Mulheres LBTs Sertanejas, que vem articulando fóruns semelhantes em outras regiões do estado, pontuou que esta foi a primeira vez que um evento com esse escopo ocorre no Sertão, com protagonismo local e apoio institucional. “É um marco não só para Itacuruba, mas para todo o Sertão de Itaparica, onde o diálogo entre governo municipal e população LGBTQIAPN+ ainda é um desafio a ser enfrentado”, comentou uma das articuladoras do encontro.

 

Além das autoridades do Executivo, participaram do evento representantes da Câmara Municipal de Itacuruba; integrantes da Rede LGBT do Interior, do Conselho Estadual LGBTQIAPN+ e da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do estado. Também estiveram presentes ativistas locais como Witinay de Souza e integrantes das forças de segurança, como o sargento J. Souza, da Polícia Militar. A expectativa é que os encaminhamentos do Fórum sirvam de base para a criação de um plano municipal de ações voltadas à população LGBTQIAPN+, com foco na segurança pública e nos direitos humanos.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.