Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Foto : Heudes Regis

 

As trajetórias de vida e negócios de sete produtores rurais de Pernambuco renderam reconhecimento do Banco do Nordeste (BNB), durante a entrega dos Prêmios Banco do Nordeste da Agricultura Familiar e Microfinança Rural Agroamigo- Edição 2025. O evento, realizado nesta sexta-feira, 7, no Porto Digital de Caruaru, premiou os agricultores que realizaram grandes transformações em seus negócios a partir de iniciativas associando crédito e orientação técnica.

 

Produtores como Paulo Cordeiro C. Filho, de São Bento do Una, que após receber crédito e orientação do Banco do Nordeste dobraram a produção diária de leite de vaca de 400 litros para 800 litros. A meta agora é produzir mil litros por dia.

 

O vencedor da categoria Sustentabilidade da Agricultura Familiar, José Aparecido Freitas da Silva, afirma que o apoio do Banco do Nordeste é um fator decisivo para que clientes como ele possam investir com segurança e transformar sua propriedade. “Hoje, trabalho com energia limpa, tecnologia na ordem e aproveitamento dos resíduos, produzo com qualidade e consigo comercializar com mais estabilidade, gerando renda para minha família”, afirma.

 

Segundo o superintendente de Agronegócio e Microfinança Rural do BNB, Luiz Sérgio Farias Machado, as premiações entregues representam o reconhecimento do trabalho da agricultura familiar que responde por cerca de 70% dos alimentos produzidos no Brasil. “São 20 anos de programa evoluindo a vida das famílias. Um levantamento recente do Instituto de Pesquisa de Econômica Aplicada, o Ipea, mostra que onde há Agroamigo, a renda per capita cresce. O impacto na vida das pessoas é tão grande que estamos expandindo o programa Agroamigo e as unidades físicas estão passando de 230 para 310 pontos de atendimento, além de contratarmos mais 400 novos agentes de crédito. Queremos ainda chegar perto mais do produtor”, explica.

 

O superintendente do BNB em Pernambuco, Hugo Luiz de Queiroz, destacou a atuação da equipe que visita casas, sítios e feiras agrícolas para apresentar as opções de financiamento. “O trabalho dedicado dos agentes de crédito e gerentes, que, em contato direto com os clientes, vivenciam e testemunham essas histórias”, afirma. De acordo com o executivo, o trabalho de levar crédito aos produtores fez com que, entre janeiro e setembro deste ano, o Banco do Nordeste tenha financiado R$ 847 milhões em mais de 63 mil operações com agricultores familiares em Pernambuco. Os recursos foram contratados utilizando o programa Agroamigo e demais linhas de crédito via Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

 

Vencedores do prêmio Agroamigo

 

A familiar agricultora Valdejane da Silva Cavalcante, de São Bento do Una, utiliza o crédito do Agroamigo desde 2015 para diversificar suas atividades. Dona Valdejane divide seu tempo entre costura, criação de aves e gado e também com o plantio de milho. Atividades com grande tradição artesanal, mas que nem por isso impedem um empreendedor de inovação. Em novembro de 2022, contratou um financiamento para aquisição de equipamentos fotovoltaicos, investindo em energia limpa e sustentabilidade para sua propriedade. Ações que lhe renderam o prêmio na categoria Inovação e Tecnologia.

 

Já dona Sebastiana Maria da Conceição, moradora do sítio Cachoeira, em Salgueiro, é uma mulher batalhadora e de grande espírito empreendedor. Vencedora da categoria Empreendedorismo Feminino fez seu primeiro financiamento em 2010 para investir na atividade de suinocultura. Logo, decidiu usar o talento culinário herdado de sua mãe e passou a investir na produção de doces de leite e banana, bolos, sequilhos e cestas de café da manhã. O negócio de dona Sebastiana ultrapassou os limites do município e ganhou espaço em feiras e eventos regionais. Para garantir a qualidade dos insumos, passou a criar bovinos leiteiros e adquirir matéria-prima direto dos fornecedores. A empreendedora é exemplo de crescimento, visão de futuro e diversificação de negócios.

 

Em Ipojuca, a agricultora Maria Edilena de Lucena Soares decidiu, em 2015, investir na fabricação de polpas. Um cliente do Agroamigo batalhou, junto com seu esposo, para oferecer uma produção mais sustentável possível. Os 17 tipos de polpas diferentes que ela fabrica têm algo em comum: o uso de energia limpa. Por necessitar de um grande volume de energia, o investimento em placas solares representa mais do que economia nas contas. Para ela, é uma forma de reduzir impactos ambientais. Outra boa prática de sustentabilidade é a utilização de cascas e sementes como compostas organicamente no plantio de acerolas, cupuaçu e bananeiras em sua propriedade. Ela é vencedora da categoria Sustentabilidade.

 

Miguel Pereira da Silva, de Caruaru, cliente do Agroamigo desde 2010, é um bom exemplo de que o produtor que recebe orientação técnica e crédito consegue desenvolver seu negócio familiar. Há 15 anos, quando trabalhava somente com matrizes bovinas leiteiras e produzia queijo de carvão artesanal, conhecia as técnicas de produção de suínos. Com isso, diversificaram os negócios. Com mais crédito e orientação, houve a oportunidade de aumentar a produção de alimentos para os animais investindo em silagem e grãos. Atualmente, planta mais de 20 hectares de milho por ano. Recentemente, realizei o sonho de adquirir um trator novo. Desde o primeiro contato com o Programa até hoje, muitas conquistas foram registradas. Por isso, ele venceu a categoria Crescer com o Agroamigo.

 

Vencedores do prêmio Agricultura Familiar

 

Em 2013, Paulo Cordeiro C. Filho, de São Bento do Una, iniciou sua atividade de bovinocultura de leite. Em 2021, passou a ser cliente do Banco do Nordeste no segmento da Agricultura Familiar. O objetivo foi incrementar a produção de alimentos para os animais. Com apoio do Banco, iniciou a silagem com a plantação de milho e investiu no processamento de seus dois hectares de palma. O trator velho deu lugar a uma máquina forrageira nova. A inseminação artificial melhorou a genética do rebanho. Com isso, dobrou sua produção e hoje produz 800 litros de leite por dia. Paulo é o vencedor da categoria Inovação e Tecnologia.

 

Vencedora da categoria Empreendedorismo Feminino, Elizabete Cristina Cabral de Moura, de Surubim, é cliente do BNB desde 2008. Filha de agricultores, começou a ajudar os pais desde cedo no campo, quando não estava na escola. Assim, concluiu o ensino superior em Pedagogia e a Pós-Graduação em Educação Especial e Inclusiva. Vieram o casamento, os filhos e a vontade de crescer. Somaram-se ao beneficiamento do leite, que rende queijos e manteigas, como criações de galinhas, porcos e ovinos. Na Associação dos Agricultores Familiares do Sítio Pião, aprendeu a fazer doces, bolos, tortas e ovos de chocolate, sempre utilizando o leite da sua produção diária como matéria-prima. Após reconhecimentos e premiações, seus doces passaram a ser ensinados por ela para outras mulheres. Hoje, ela administra essas atividades culinárias e a produção de milho irrigado em três hectares de sua propriedade.

 

Na categoria Sustentabilidade, o vencedor foi José Aparecido Freitas da Silva, Garanhuns. Exemplo de uso de crédito rural aliado à visão empreendedora, implantou energia solar na propriedade, garantindo autonomia energética e redução de custos, adquiriu encomendadeira mecânica e um tanque de resfriamento de leite, que asseguram a qualidade e conservação do produto. Recentemente, José Aparecido implantou um biodigestor, que transforma resíduos orgânicos da atividade em energia renovável que é utilizado em cinco propriedades residenciais, além dos equipamentos e motor bomba utilizados na estruturação da atividade e biofertilizantes.

 

Premiados 2025:

 

Agroamigo

  • Empreendedorismo feminino: Sebastiana Maria da Conceição (Salgueiro);
  • Inovação e Tecnologia: Valdejane da Silva Cavalcante (São Bento do Una)
  • Sustentabilidade: Maria Edilena de Lucena Soares (Ipojuca)
  • Crescer com o Agroamigo: Miguel Pereira da Silva (Caruaru)

 

Agricultura familiar

 

  • Empreendedorismo feminino: Elizabete Cristina Cabral de Moura (Surubim);
  • Inovação e Tecnologia: Paulo Cordeiro Cavalcanti Filho (São Bento do Una);
  • Sustentabilidade: José Aparecido Freitas da Silva (Garanhuns)

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.