Search

Justiça Eleitoral cassa chapa de vereadores do PSD na Ilha de Itamaracá por fraude à cota de gênero

Compartilhe esta matéria

A Justiça Eleitoral em Pernambuco decidiu cassar toda a chapa proporcional do Partido Social Democrata (PSD) na cidade da Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, por fraude na cota de gênero nas eleições municipais de 2020. Devido a não obediência à legislação, Manoel do Gás e Zé Elias terão anulados os votos e, consequentemente, perderão os mandatos.

 

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a fraude ocorre quando um partido utiliza candidaturas femininas fictícias para concorrer ao cargo de vereador como manobra para obter o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (Drap) e, assim, conseguir concorrer às eleições.

 

Zé Elias foi eleito com 293 votos e Manoel do Gás com 355. Agora o coeficiente vai ser recalculado e, ao que tudo indica, as duas vagas serão ocupadas por candidatos do Republicanos e do Solidariedade.

 

Histórico

 

Essa é a segunda vez em menos de seis meses que a Justiça Eleitoral identifica e pune partidos por fraude à cota de gênero. Em dezembro do ano passado, o TRE de Pernambuco cassou três vereadores do PSB: Harlley Monteiro, Tiago Américo e Joelson Gonçalves de Jesus.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.