Ministro mal acreditou nas imagens e chegou suspeitar de montagem. Foto: Diário do Poder
O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello criticou veementemente a postura do atual ministro da Suprema Corte, Alexandre de Moraes, que proferiu um gesto obsceno a torcedores na partida entre Corinthians e Palmeiras, na Neo Química Arena, em São Paulo.
O episódio aconteceu na última quarta-feira (30), mesmo dia em que Alexandre de Moraes foi alvo da Lei Global Magnitsky, uma das medidas mais severas adotadas pelo governo dos Estados Unidos.
Marco Aurélio afirmou não acreditar nas imagens do comportamento de Moraes e até insinuou se tratar de uma montagem.
“Quando eu vi a imagem, eu pensei que fosse montagem, que fosse fake news.” Eu não acreditei que ele pudesse realmente praticar esse ato que nós sabemos que é obsceno”, destacou o magistrado aposentado em entrevista ao jornalista Claudio Dantas.
Marco Aurélio também argumentou sobre a mudança de comportamento dos ministros da Suprema Corte em público e citou outro episódio em que o ministro presidente do STF, Luís Roberto Barroso, respondeu a um manifestante com “perdeu, mané”.
“Nós tivemos no passado uma frase do atual presidente (Barroso) lá em Nova York, se virando para o manifestante e disse ‘perdeu, mané’, já foi uma extravagância ímpar.” Agora chegar-se mediante a um gesto, a um xingamento […] precisaríamos fechar o país para ter uma correção de rumos”, afirmou.
Gesto obsceno de Moraes
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, se fez presente na noite desta quarta-feira (30) na Neo Química Arena em São Paulo, para acompanhar a partida entre Corinthians e Palmeiras pela Copa do Brasil.
Ao aparecer no telão do estádio, a torcida presente proferiu vaias ao magistrado da Suprema Corte, que respondeu aos torcedores com gesto obsceno.