Evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio do Governo do Estado, tem início nesta sexta-feira (1º /8) e segue até o domingo (3/8), com uma programação gratuita para todos os públicos
A cidade de Nazaré da Mata vai respirar tradição e ritmo neste fim de semana. Conhecida como a capital do maracatu rural, o município estreia o “1º Festival de Cultura: Viva o Maracatu”, que promete ser o maior encontro de maracatus rurais fora do período do carnaval.
Para a prefeita Adriana Andrade Lima, o festival é um dos primeiros passos de uma política voltada para o fortalecimento das tradições. “Estamos inaugurando um novo tempo para Nazaré da Mata. O Viva o Maracatu é um presente para o nosso povo e uma vitrine para mostrar ao Brasil a riqueza da nossa cultura”, afirmou.
A programação acontece no Parque dos Lanceiros e é totalmente gratuita. Durante três dias, o público poderá acompanhar apresentações de 19 grupos de maracatu, além de coco, ciranda e shows de orquestra. O evento marca as comemorações do Dia Nacional do Maracatu, celebrado em 1º de agosto e sancionado como lei federal pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em novembro de 2024.
A grande atração da abertura, nesta sexta-feira (1º), será o cortejo do Homem da Meia Noite, calunga, símbolo do carnaval de Olinda, que desfilará pela primeira vez em Nazaré da Mata ao lado de grupos de maracatu rural. O desfile sai às 23h do Parque dos Lanceiros, segue até a Catedral e retorna, em um encontro histórico de duas tradições pernambucanas.
O festival é uma iniciativa da Prefeitura de Nazaré da Mata, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes, e conta com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura de Pernambuco e Governo do Estado.
Segundo o secretário municipal de Cultura, Washington Dario, a proposta é tornar o evento um marco no calendário cultural. “A expectativa é que o Viva o Maracatu se consolide como o segundo maior evento da cidade, logo após o carnaval, pelo impacto cultural e turístico que representa”, disse.
Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, o maracatu rural mistura música, dança e poesia, e tem no caboclo de lança seu personagem mais emblemático. O festival reforça a tradição que atravessa gerações e movimenta a economia criativa da região.
“Estamos animados em tão pouco tempo à frente da gestão, poder construir com a nossa cultura popular. Sabemos do desafio diário de se fazer cultura em nosso País, mas não abrimos mais de valorizar a nossa identidade cultural do nosso povo, nossa gente”, finaliza a prefeita.
Programação completa:
Sexta-feira (1º/8)
20h: Coco da Mata
21h: Ciranda Bela Vista
22h: Maracatu Águia Misteriosa
23h: Cortejo do Homem da Meia Noite com maracatus
Sábado (2/8)
Cortejo e apresentações, a partir das 19h:
Maracatu Coração Nazareno, Águia Dourada, Leão Formoso, Leão de Ouro, Cambinda Brasileira, Leão Tucano, Leão da Boa Vista, Estrela da Tarde
00h: Orquestra Zezé Correia
Domingo (3/8)
Cortejo e apresentações, a partir das 16h:
Maracatu Mirim Sonho de Criança, Estrela Brilhante, Leão Misterioso, Águia de Ouro, Leão Faceiro, Cambinda Nova, Leão Dourado, Leão Africano, Beija-Flor
1h30: Atração especial