Segundo dados do MEC, em 2024 o Sisu ofereceu mais de 264 mil vagas nas universidades públicas brasileiras. Deste total, mais de 23 mil não foram preenchidas
O acesso à universidade é um dos maiores desafios enfrentados pelos estudantes brasileiros, especialmente diante da alta concorrência e das incertezas no processo seletivo. No entanto, enquanto milhares lutam por uma vaga, há milhares de oportunidades que acabam não sendo ocupadas. Pensando em mudar esse cenário, a Nubo Educação, uma startup social, desenvolveu uma plataforma que identifica as melhores chances para cada estudante.
A solução utiliza dados como a nota do ENEM, o curso desejado, a universidade de interesse e a modalidade de ingresso (ampla concorrência ou ações afirmativas) para ajudar o candidato a encontrar a sua melhor oportunidade. O funcionamento é simples:
- Acesse nuboeducacao.org.br.
- Preencha um formulário básico para acessar a plataforma.
- Escolha entre as opções “Já Sei o Meu Curso” ou “Não Sei o Meu Curso”.
- Insira suas notas do ENEM e os demais dados solicitados.
Com essas informações, a plataforma analisa as possibilidades e indica as universidades onde as chances de ingresso são maiores – tudo de forma gratuita.
“Somos uma plataforma que democratiza o acesso às universidades públicas, ajudando milhares de estudantes todos os anos. Esse nicho de vagas ociosas é mais uma chance porque, simplesmente, muitas pessoas não sabem como identificar essas oportunidades. Para se ter uma ideia, das 23 mil vagas ociosas em 2024, cerca de 40% estão no nordeste”, ressalta o presidente do Nubo, Felipe Marques, que complementa. “Essa iniciativa reflete o compromisso da Nubo em transformar o acesso à educação superior no Brasil, ajudando estudantes a realizarem seus sonhos”.