Search

Compartilhe esta matéria

São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, entre eles, diligências no gabinete do deputado Júnior Mano. Foto: Ag. Câmara

 

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira a Operação Underhand, autorizada pelo Supremo Tribunal Federal, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida em fraudes em licitações e contratos públicos no Ceará.

 

São cumpridos 15 mandados de busca e apreensão, entre eles, diligências no gabinete do deputado Júnior Mano (PSB‑CE), instalado na Câmara dos Deputados, em Brasília. Mandados também cumpridos em cinco municípios cearenses: Fortaleza, Nova Russas, Eusébio, Canindé e Baixio.

 

A investigação aponta que os suspeitos faziam parte de um esquema que direcionava verba pública para municípios cearenses, em troca de contrapartidas financeiras ilícitas. O grupo utilizava empresas de fachada para fraudar os processos licitatórios.

 

O Supremo determinou ainda o bloqueio de R$ 54,6 milhões em contas de pessoas físicas e jurídicas ligadas ao esquema, com o objetivo de impedir o uso indevido dos valores e garantir possível ressarcimento aos cofres públicos.

 

Crimes investigados

 

A Polícia Federal investiga os envolvidos por diversos crimes:

 

  • Organização criminosa
  • Captação ilícita de sufrágio (compra de votos)
  • Lavagem de dinheiro
  • Falsidade ideológica com finalidade eleitoral

 

Até o momento, a PF não divulgou oficialmente os nomes de todos os alvos da operação.

 

Defesa

 

A defesa do deputado federal Júnior Mano divulgou nota em que nega participação do parlamentar em processos licitatórios, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos. Além de afirmar que confia nas instituições o deputado do PSB diz reforçar seu compromisso “com a legalidade, a transparência e o exercício probo da função pública”.

 

“Como parlamentar, o deputado não exerce qualquer função executiva ou administrativa em prefeituras, não participa de comissões de licitação, ordenação de despesas ou fiscalização de contratos administrativos. […] Tem plena convicção de que, ao final da apuração, a verdade dos fatos prevalecerá, com o completo esclarecimento das circunstâncias e o reconhecimento de sua correção de conduta”, diz trechos da nota da defesa de Júnior Mano.

 

A Liderança do PSB na Câmara dos Deputados também se manifestou afirmando que tomou conhecimento hoje da operação da Polícia Federal que investiga a atuação do deputado Júnior Mano. “Esperamos que todos os fatos sejam investigados e esclarecidos o mais breve possível, respeitando o devido processo legal e a ampla defesa”, disse, em nota.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.