O prefeito em exercício de Vitória de Santo Antão, Professor Edmo Neves, coordenou as últimas reuniões com diversas secretarias do município para definir todas as estratégias de realização do Desfile da Independência de 2025.
A grande novidade deste ano é o novo percurso dos estudantes. A concentração acontecerá nas praças Três de Agosto (anjo) e Padre Félix Barreto (livramento), onde os grupos serão organizados mas só começarão a se apresentar na altura do INSS. Eles descerão pela Rua Rui Barbosa (Americanas), em seguida vão em frente, cruzando a Avenida Mariana Amália até a Praça Duque de Caxias, e subirão pela Rua Imperial (Itaú), prosseguindo até a Igreja Matriz, onde dobrarão à esquerda, seguindo pela Avenida Silva Jardim.
“Agradecemos a compreensão do pastor da Igreja Congregacional, que demonstrou sensibilidade diante da importância cívica do desfile, e também ao pároco e ao vigário da Matriz de Santo Antão, que decidiram realizar as missas deste domingo no período da manhã”, destacou o prefeito em exercício.
Na altura do Fórum serão montados o palanque oficial e o camarote da acessibilidade. Esse local será destinado às grandes apresentações das bandas e fanfarras, além de ser o local indicado para quem deseja assistir aos espetáculos. Na concentração, na Praça Duque de Caxias e na Clínica da Mulher, haverá postos de saúde. O Samu também estará de prontidão em pontos estratégicos para eventuais emergências. Ao longo do percurso, as ruas receberão balizadores, delimitando as áreas destinadas ao público e aos participantes do desfile.
“A organização do evento foi iniciada sob a liderança do prefeito Paulo Roberto, que está na Ásia apresentando nossa cidade à investidores estrangeiros. Temos certeza de que, a partir das 14h, nossa cidade demonstrará o sentimento nativista nascido em Tabocas, que contribuiu para a independência do Brasil em relação aos colonizadores”, afirmou Edmo Neves.
Além dos estudantes de todas as escolas municipais, a cidade receberá cinco bandas marciais de outros municípios e contará também com o desfile de instituições militares e do Grupo de Convivência da Terceira Idade, formado por cerca de 200 pessoas.
O evento é coordenado pela Secretaria de Educação e conta com a participação direta das Secretarias de Assistência Social, Juventude e Cidadania; Comunicação e Imprensa; Cultura, Turismo e Economia Criativa; Defesa Social e Segurança Pública; Saúde e Bem-Estar; Primeira Infância; e da Agtran. “Todas as demais instituições que fazem parte da nossa gestão têm participação transversal para que o desfile seja, como em todos os anos, um sucesso e mais um momento de preservação da nossa cultura e cidadania”, reforçou Edmo Neves.