A Prefeitura de Araripina, em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e o Centro de Oftalmologia, iniciou um grande mutirão de exames oftalmológicos voltados para todas as crianças da rede pública municipal de ensino. A ação tem como objetivo identificar e corrigir precocemente problemas de visão, garantindo mais qualidade de vida e melhor desempenho escolar aos alunos.
A primeira etapa do programa é a triagem dos alunos nas escolas municipais. O próximo passo será uma consulta com médicos especialistas, que farão o diagnóstico detalhado e indicarão, quando necessário, o uso de óculos de grau.
Os alunos que precisam usar lentes corretivas concedem os óculos gratuitamente, em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Araripina, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Centro de Oftalmologia da UFPE.
Ao todo, mais de 12 mil alunos serão avaliados pelos profissionais envolvidos no projeto, que integra educação, saúde e inclusão social.
“Estamos cuidando das nossas crianças de forma integral. Muitas vezes, dificuldades de aprendizagem estão ligadas a problemas de visão, e essa parceria com a UFPE é fundamental para garantir que todos os nossos alunos tenham as mesmas oportunidades”, destacou o prefeito Evilásio Mateus.
A secretária de Educação, Rachel Cantarelli, reforça a importância da iniciativa:
“Cuidar da visão de nossas crianças é investir no futuro. Essa ação vai permitir que milhares de alunos recebam um acompanhamento oftalmológico de qualidade e, se precisarem, tenham seus óculos garantidos gratuitamente.”
Com essa iniciativa, a Prefeitura de Araripina reafirma o compromisso de valorizar a educação, cuidar da saúde das crianças e promover inclusão e equidade em toda a rede municipal de ensino.












