Evento ecológico que já se consolidou como referência na conscientização ambiental em Pernambuco reuniu mais de mil atletas adultos e também crianças. Foto: Carol Bezerra/PMCg
Berço de um dos biomas mais importantes de Mata Atlântica no Brasil e com uma grande biodiversidade, a Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, com 31 mil hectares e que abrange oito municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR), recebeu, neste domingo (07/09), a 4ª edição da corrida EcoRun de Aldeia em um evento que reuniu mais de mil atletas adultos e também crianças.
A Prefeitura de Camaragibe, através da Secretaria de Esportes, apoiou a corrida e caminhada ecológica com o objetivo de alertar e conscientizar a população para a proteção do meio ambiente e da APA Aldeia-Beberibe. Realizada pela ONG Centro Plantando o Futuro, a EcoRun une esporte, sustentabilidade e inclusão social em um só movimento. O ato se dividiu em três categorias: caminhada de 3,5 km, corrida de 7 km e corrida kids, para crianças entre 7 e 12 anos.
Presente no evento, o prefeito da Terra dos Camarás, Diego Cabral, destacou a importância da EcoRun e disse que a cidade tem se consolidado como um grande centro de proteção ambiental. “Sabemos a relevância que a APA Aldeia-Beberibe tem para o Grande Recife e para Pernambuco, com toda a diversidade deste bioma de Mata Atlântica. É nossa obrigação e dever preservar esse ecossistema, conscientizando a população sobre os cuidados com o meio ambiente e estimulando todos a preservarem essa riqueza natural da nossa cidade”, declarou.
A corrida e a caminhada começaram logo cedo no quilômetro 10 de Aldeia e se estenderam durante bota parte da manhã. Durante o evento, a organização também realizou ações educativas e atividades de incentivo ao esporte e à cidadania, como por exemplo o plantio de mais de 300 mudas de árvores nativas. Segundo a organização, a cada edição a EcoRun de Aldeia tem atraído mais corredores, ambientalistas, educadores, organizações e representantes da sociedade civil engajados na proteção da natureza.
“A EcoRun incentiva um dos debates mais urgentes da atualidade: como alinhar desenvolvimento econômico, justiça social e preservação ambiental. Esses três pilares precisam caminhar juntos, só assim conseguiremos alcançar um modelo real de desenvolvimento sustentável, preservando a natureza e cada vez mais protegendo a APA Aldeia-Beberibe, que é de suma importância para a qualidade de vida da população no Grande Recife”, destacou Júlio César, organizador do evento.
Para o secretário de Esportes de Camaragibe, Neto Fonseca, mais do que uma simples corrida, a EcoRun de Aldeia é uma plataforma de transformação social cujo compromisso é despertar desde cedo a consciência ecológica entre crianças e adolescentes, promovendo a prática esportiva como ferramenta de inclusão e transformação, tendo em vista que o evento recebe o apoio de entidades ambientais e sociais comprometidas com a proteção da APA Aldeia-Beberibe.
“Sem dúvidas, o nosso compromisso maior com o futuro é conscientizar sobre a proteção ambiental e estimular, cada vez mais, que a população proteja e cuide desse bioma tão importante não apenas para Aldeia, mas todos os municípios que compõem a APA Aldeia-Beberibe, promovendo saúde e formando cidadãos mais conscientes das práticas sustentáveis. Vale destacar que todos os percursos foram pensados para respeitar e valorizar o ecossistema local. A Prefeitura de Camaragibe está de parabéns por apoiar um evento tão necessário como esse”, frisou Neto Fonseca.
APA Aldeia-Beberibe – Uma das áreas verdes mais importantes da RMR, a APA Aldeia-Beberibe enfrenta crescentes desafios relacionados ao desmatamento, ocupações irregulares e poluição dos recursos hídricos. Ao todo, possui uma área de 31.634 hectares abrangendo, além de Camaragibe, os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Paudalho, Paulista, Recife e São Lourenço da Mata.
A APA está inserida no Bioma Mata Atlântica e possui em seu território cinco Unidades de Conservação de Proteção Integral: a Estação Ecológica de Caetés (Paulista), o Parque Estadual de Dois Irmãos (Recife), o Refúgio da Vida Silvestre Mata de Miritiba, inserido na área do Campo de Instrução Marechal Newton Cavalcante – CIMNC (Abreu e Lima), o Refúgio da Vida Silvestre Mata da Usina São José (Igarassu) e o Refúgio da Vida Silvestre Mata do Quizanga (São Lourenço da Mata).