Pesquisar

Compartilhe esta matéria

Foto: Gleibson Silva

 

Visando se antecipar ao cenário e acompanhar os casos decorrentes da presença de metanol em bebidas alcoólicas, a Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho realizou, na manhã desta sexta-feira (3), uma reunião para instruções gerais de monitoramento e de como proceder em casos suspeitos de possíveis ocorrências no município.

 

A reunião contou com a participação da Guarda Municipal, Procon, Vigilância Sanitária, Controle Urbano, Prevenção à Violência e Drogas, além de membros de órgãos públicos estratégicos: Hospital Mendo Sampaio, Policlínica Doutor Jamaci de Medeiros e SPA Gaibu, deixando toda a rede municipal em alerta e orientada para notificar e registrar casos suspeitos.

 

A Secretária de Saúde, Ricarda Samara, falou sobre as medidas preventivas. “Tivemos esta primeira reunião, montando um comitê de monitoramento aqui do Cabo. Precisamos estar preparados e tratar a prevenção para a segurança da população”, disse.

 

A Secretária também alertou sobre o que precisa ser feito, se a pessoa consumir bebida alcoólica e  senta-se mal em seguida. “É preciso alertar a população que as primeiras seis horas são as mais cruciais em caso de intoxicação. Então, caso não se sinta bem, é fundamental procurar atendimento médico imediato. Podemos garantir que os nossos postos de atendimento estarão preparados para lidar com os sintomas”.

 

No momento, os casos de metanol estão acontecendo em bebidas destiladas, como Vodka, Whisky e Gin. No entanto, não está descartado e nem existe confirmação que não possa ocorrer em bebidas fermentadas, como a cerveja e o vinho.

 

“Ocorrendo a suspeita, vamos conduzir da forma necessária o tratamento, intervenção e registro, inclusive ampliando a fiscalização, buscando informações de onde e qual o tipo de bebida foi consumida, por exemplo, para interromper qualquer cadeia de transmissão”, declarou Juliana Serafim, Gerente Municipal da Vigilância em Saúde.

 

Sintomas: Os sintomas em caso de intoxicação por metanol incluem visão turva, tontura, náusea, vômito, sonolência, dor abdominal intensa, falta de coordenação motora, confusão mental, taquicardia, pressão arterial baixa.

 

Número da central de monitoramento: O número para ligar caso se sinta mal ou queira socorrer alguém será o 153 da Guarda Municipal, que funcionará 24h de forma ativa.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.