A Cepe Editora conquistou mais um prêmio nacional. O livro Repórter Eros: a história do jornalismo erótico brasileiro, de Valmir Costa, venceu a segunda edição do Jabuti Acadêmico, na categoria “Comunicação e Informação”. O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (5), em cerimônia realizada no Teatro Sérgio Cardoso (SP). Criado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), que também realiza o Prêmio Jabuti já em sua 67ª edição, o Jabuti Acadêmico tem como objetivo destacar a produção científica brasileira.
Repórter Eros é o primeiro livro do pernambucano Valmir Costa, jornalista, professor e doutor em Ciências da Comunicação (ECA/USP). Pioneira, a obra traça, em 696 páginas e mais de uma centena de fotos e ilustrações, a trajetória histórica do jornalismo erótico, de 1808 (marco do surgimento da imprensa no país) até o ano de 2022. Ao jogar luz sobre esse gênero, o autor permite ainda uma leitura da sociedade e de seus costumes, contextualizando temas como a repressão (religiosa e do Estado), a censura, o machismo, o feminismo, o racismo, a homofobia e questões LGBTQI+.
“Nós, da Cepe Editora, ficamos radiantes com a premiação. Esse foi um livro que chegou às nossas mãos através do Conselho Editorial e desde o primeiro contato percebemos o quão profunda e interessante era a pesquisa de Valmir Costa, que interpreta a sociedade brasileira através da imprensa erótica. Ver esse trabalho reconhecido pelo Prêmio Jabuti Acadêmico é maravilhoso porque é o reconhecimento de uma pesquisa profunda trabalhada a partir de uma linguagem leve”, afirmou o editor da Cepe, Diogo Guedes.
Na cerimônia de anúncio dos finalistas, o autor foi acompanhado pela diretora de Produção e Edição da Cepe, Eduarda Maia Campello. O Prêmio Jabuti Acadêmico conta com 29 categorias, distribuídas em dois eixos: Ciência e Cultura e Prêmios Especiais. Esta segunda edição recebeu mais de duas mil inscrições, premiando, ao final, 26 trabalhos.
Além do Jabuti Acadêmico 2025, a Cepe Editora já arrebatou o Prêmio Jabuti – a mais tradicional e importante distinção literária nacional –, com os livros Extremo-Oeste, de Paulo Fehlauer (“Escritor (a) Estreante”, em 2023) e Solo para Vialejo, de Cida Pedrosa (“Livro do Ano” e “Poesia”, em 2020).