O sindicato dos tecelões está completando 82 anos, com sede na cidade do Paulista, porém, seu alcance chega até a cidade de Igarassu (uma definição territorial que expressava a extensão da categoria em meados do século passado).
A história do sindicato e suas lutas se confundem com a construção da cidade do Paulista, no mesmo tempo onde o grupo Lundgren, de forma ambiciosa, se afirmava no campo empresarial, os tecelões, as tecelãs buscavam seus direitos de forma altiva, pois a classe operária sempre esteve presente.
A nossa cidade foi por muitos anos referência na América Latina, tínhamos o maior parque fábril, mas as fábricas fecharam e hoje temos outros vetores econômicos, mas devemos respeitar o legado histórico de uma instituição que colaborou com a formação da sociedade paulistense, no campo econômico e cultural.
No “chão de fábrica” foram forjados mulheres e homens que se mostraram fundamentais no dia a dia da “cidade das chaminés”, e é importante destacar (in memoriam) o deputado que chegou a governar o estado de Pernambuco, Antônio Torres Galvão, um pontiguar que se radicou na cidade, mesmo sendo um escriturário, foi com a luta que chegou a presidir o sindicato.
Há muito por fazer, é preciso resgatar o papel dos tecelões e tecelãs, os entes federativos precisam restabelecer a memória, em respeito á história e ao futuro.
Na minha trajetória militante, sou muito honrado em poder ter tido algumas passagens interagindo com a luta da categoria:
– O ano era 89, muito jovem, militante do movimento estudantil, eu estava apoiando a chapa do PAPA PÊLO, panfletando na porta das fábricas;
– O ano era 96, como dirigente do partido dos trabalhadores, articulei a vinda da caravana da cidadania, com a presença do Luiz Inácio LULA da Silva, pra debatermos a crise da indústria têxtil;
– O ano era 2014, como vereador apresentei o projeto que instituiu o dia 05 de outubro, como o dia municipal do tecelão e da tecelã.
“Bem unidos façamos”
FIRME NA LUTA!
Aluizio Camilo
Militante político e ex vereador do PT na cidade do Paulista.