Que estratégias podem levar o Recife a alcançar coletivamente a visão do futuro da cidade que em 2037 será a primeira capital do Brasil a completar cinco séculos de existência? Para saber o que o recifense pensa sobre essas e outras questões importantes para o planejamento da cidade, a Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) iniciou uma nova fase da consulta popular para a atualização do Plano Recife 500 Anos, o planejamento de longo prazo da capital pernambucana. A consulta segue até o dia 30 de dezembro e pode ser acessada no link https://pt.surveymonkey.com/r/7VX3SBX .
Para o consultor do Plano Recife 500 Anos, Sergio Buarque, a estratégia é o conjunto articulado e convergente de decisões capazes de promover a transformação da realidade de modo construir o futuro desejado pela sociedade. “Neste sentido, a estratégia define as grandes veredas que organizam os governos e a sociedade em torno de programas e projetos estruturadores que lidam com os grandes desafios do futuro”, explicou.
Buarque ainda acrescentou que a estratégia também evita as amarras e pressões das emergências. “A estratégia se orienta pelo longo prazo em que amadurecem as mudanças estruturais necessárias ao desenvolvimento sustentável do território”, pontuou.