Search

Compartilhe esta matéria

Gestores da rede municipal participaram de formação sobre parentalidade positiva com representantes da United Way Brasil. Foto: Rafael Moreira

 

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria Executiva da Primeira Infância, em parceria com a United Way Brasil (UWB) e com as Secretarias da Mulher (SEMU) e de Educação e Esportes (Seduc), promoveu, nesta quinta-feira (13), um encontro de caruaru à formação do Programa Crescer Aprendendo. A iniciativa teve como objetivo capacitar os pontos focais das 27 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade para que possam trabalhar temas relacionados à parentalidade positiva ao longo do ano de 2025.

 

“É motivo de muito orgulho para nós sabermos que Caruaru é a primeira cidade do Estado a praticar o Programa Crescer Aprendendo e a cidade também é pioneira no trabalho da primeira infância. Agradecemos ao prefeito Rodrigo Pinheiro que desde o momento em que tivemos a oportunidade de nos tornarmos uma secretaria executiva, estamos cada vez mais avançando com políticas públicas externas para nossas crianças e suas famílias”, destacou o secretário de Educação, Kaio Colaço.

 

O Programa Crescer Aprendendo é uma ação da UWB, instituição internacional com mais de 100 anos de atuação em todo o mundo, que tem como representantes Ana Barros e Ednete Nogueira. Na instituição são trabalhadas ações externas para famílias em situação de vulnerabilidade social, buscando garantir o desenvolvimento integral das crianças durante a primeira infância. Hoje, Caruaru faz parte dessa rede.

 

“O Programa Crescer Aprendendo enfatiza que cada momento pode ser uma oportunidade de aprendizado, reforçando a importância da interação afetiva, do estímulo cognitivo e do fortalecimento dos vínculos familiares. Dessa forma, investir nessa fase da vida significa proporcionar um ambiente acolhedor, seguro e propício ao desenvolvimento integral de nossas crianças. Caruaru, através do prefeito Rodrigo Pinheiro, tem um cuidado especial, se tornando uma cidade feita para nossas crianças, com a parentalidade positiva, formando assim uma cultura de paz”, enfatizou a secretária da Primeira Infância, Iracleide Araújo.

 

A parentalidade positiva, foco da formação, é um conjunto de práticas que incentivam o apoio, o respeito e a empatia na relação entre pais, cuidadores e crianças. Com isso, a formação oferecida aos educadores de Caruaru busca promover estratégias para apoiar as famílias na criação de vínculos saudáveis ​​e na construção de uma base sólida para o futuro das crianças do município.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.