Search

Coluna da quarta-feira

Compartilhe esta matéria

Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados

 

O gesto mesquinho de João Campos

 

A maturidade nos ensina que nessa vida muitas coisas podem ser herdadas: imóveis, terras, veículos, dinheiro, joias, ações, influência, um nome. A política nos mostra, contudo, que algumas coisas, certas características bem específicas, não são entregues de bandeja, não vêm no DNA. Grandeza política é uma delas.

 

Causou burburinho no meio político pernambucano a (para dizer o mínimo) indelicadeza do prefeito do Recife, João Campos, que após participar da cerimônia de assinatura do acordo que resolveu de uma vez por todas a situação dos mutuários de imóveis em prédios-caixão na RMR sequer mencionou a governadora Raquel Lyra – uma das principais responsáveis pelo acerto – em post falando sobre a agenda no seu Instagram pessoal. Um gesto mesquinho e de pequenez vindo de um político promissor e que carrega um sobrenome tão importante.

 

Raquel, mesmo não tendo relação direta com a celeuma jurídica dos proprietários dos imóveis, somou forças com o senador Humberto Costa (que inclusive não é da sua base) e buscou soluções para o problema junto ao governo federal. Graças à iniciativa dela, quem ocupa prédios-caixão hoje, correndo risco de vida, receberá auxílio-moradia e terá condições de participar de programas habitacionais estaduais e federais. É porque a governadora chamou para si a responsabilidade de ajudar essas milhares de famílias que novos prédios, desta vez seguros, serão construídos nos terrenos onde hoje existem edificações prestes a ruir.

 

Quando não reconhece estes esforços e diminui o papel articulador da primeira governadora eleita de Pernambuco em uma conquista tão importante para o seu povo, João Campos mostra que a sua semelhança com Eduardo não vai muito além dos belos olhos claros. Uma pena.

 

Relações Exteriores I – O deputado federal do Avante PE, Waldemar Oliveira, foi nomeado membro da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Esta comissão é responsável por conduzir a legislação e debater a política externa do país na Câmara dos Deputados. Entre suas atribuições estão a apreciação de projetos de lei, tratados internacionais e outras proposições relacionadas às áreas de defesa e política externa brasileiras. Waldemar destaca-se pelo desempenho nas comissões que participa, especialmente na CCJ e na Comissão de Administração e Serviço Público, onde atua como presidente.

 

Relações Exteriores II – O deputado pernambucano Waldemar Oliveira, do Avante PE, expressou seu orgulho ao ser nomeado para a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. “Fico muito lisonjeado e agradeço ao meu partido Avante, na pessoa do nosso presidente Luís Tibé, por mais esta indicação. Tenho a real responsabilidade e importância que vou exercer em mais essa missão.” Waldemar assume a nova função com compromisso, e já participará da audiência pública sobre a soberania nacional no século 21, marcada para esta terça-feira (11), às 14h30, no plenário 3, a pedido do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).

 

Brasília – O pré-candidato a vice-prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Rafael Arruda, esteve em Brasília para reuniões intermediadas pela deputada federal Iza Arruda, visando ações e investimentos para a cidade. Rafael destacou a importância dos encontros para o desenvolvimento local. Entre as reuniões, discutiu com o Ministro Renan Filho sobre o eixo da Muribeca e com Kleyber Nóbrega sobre a Barragem do Engenho Pereira. Rafael também abordou a reabertura da agência do INSS com Wolney Queiroz e melhorias econômicas com o Ministro Silvio Costa Filho.

Compartilhe esta matéria

© Copyright Blog Pernambuco Urgente. 2021. Todos os direitos reservados.

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.